TCE-MS usa tecnologia para aproximar jurisdicionados

Buscando suprir as necessidades, e aproximar ainda mais os profissionais da gestão pública que atuam nos municípios do Estado, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), tem usado a tecnologia como aliada na capacitação de servidores e jurisdicionados.

Atualmente, devido ao grau de complexidade de diferentes esferas da administração pública e a atualização em diversas legislações, cada vez mais o servidor precisa estar atualizado para desenvolver as atividades e realizar o trabalho da melhor forma possível. E para contribuir com os gestores públicos, o TCE-MS, sob a gestão do presidente Iran Coelho das Neves, vem trabalhando com um planejamento estratégico sólido, promovendo agilidade na adoção de procedimentos eficazes para adequar a estrutura da Corte à realidade pandêmica. O alto nível de profissionalismo, e a base tecnológica avançada foram fundamentais para que o Tribunal de Contas respondesse às demandas que surgiram em meio a pandemia.

Em 2021, por meio de lives, o TCE-MS apresentou de uma forma didática, temas relevantes que abordaram mudanças e atualizações em decretos e legislações. A primeira, tratou do Decreto n. 10.540, sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

Outras duas lives trouxeram à pauta três Orientações Técnicas aos Jurisdicionados. A OTJ n. 02/2021 esmiuçou o tema: Correção de Erros e Omissões na Escrituração Contábil. Já a terceira live debateu a OTJ n. 03/2021, que trata da Relação entre Despesas e Receitas Correntes, e a OTJ n. 04/2021, sobre Emendas Parlamentares.

As transmissões das lives realizadas pelo canal oficial do Tribunal de Contas no Youtube, alcançaram milhares de visualizações até o início de 2022, com participantes de todos os municípios do Estado.

De acordo com o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, o sucesso de público das transmissões se deve à seleção dos temas que despertam interesse dos gestores e servidores públicos. “Atuamos em assuntos que foram apontados pelos entes fiscalizados como de maior relevância ”.

Eduardo Dionizio ainda destaca que a sociedade como um todo foi surpreendida por uma pandemia que obrigou as pessoas a se distanciar fisicamente, o que acabou impactando nas relações institucionais. “O TCE realizava eventos presenciais com seus jurisdicionados, com auditórios lotados de pessoas antes da pandemia, porém, já vinha usando ferramentas tecnológicas por meio da tecnologia da informação. Com a pandemia tivemos que nos reinventar, continuando esse trabalho por meio da internet, com os cursos e capacitações em EAD e as lives que promovemos”. 

A coordenadora-geral da Escoex, Sandra Rose Rodrigues, ressalta que a Escola vem atuando de maneira bastante satisfatória, principalmente em razão da experiência com o Ensino à Distância implantada anos antes da pandemia, e com os eventos on-line transmitidos em tempo real, não foi diferente. “O TCE-MS se adaptou muito bem ao sistema de teleconferência e promoveu cursos com temas relevantes nas áreas da saúde, educação, eleições, gestão fiscal, entre outros. Foi uma atuação bem satisfatória”.

Para assistir acesse:

Live: Decreto nº 10.540/20 – SIAFIC: https://www.youtube.com/watch?v=-yW7PQodMuk&t=158s

Live: OTJ n. 02/2021 – Correção de Erros e Omissões na Escrituração Contábil: https://www.youtube.com/watch?v=GOv9Kya8APE&t=1285s

Live: OTJ n. 03/2021 – Relação entre Despesas e Receitas Correntes, e OTJ n. 04/2021 – Emendas Parlamentares: https://www.youtube.com/watch?v=9KMhKv37QOs&t=1671s

Olga Cruz