TCE-MT: Negociações construtivas para mudanças é tema de palestra EAD com especialista

“Para continuar a crescer é preciso mudar. E para conseguir essa transformação, devemos negociar e conquistar apoio para efetivá-la”. A afirmação do professor, advogado e coach, Marcelo Carpilovsky, foi direcionada aos participantes da 72ª edição da palestra técnica por Ensino à Distância do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), cujo tema foi “Negociações Construtivas”. O palestrante demonstrou como, através de formas técnicas e de recursos psicológicos, estabelecer negociações em que ambas as partes possam obter ganhos e atingir objetivos.

“Para buscar inovação é necessário que negociemos, porque isso mexe com a estrutura e com as pessoas e, por isso, precisamos conseguir aliados para efetivar essa mudança. É preciso que nos preparemos para negociar, e isso impacta, em todos os momentos, na geração de resultados”, afirmou. Dentre os exemplos de como devemos nos posicionar ao entrar numa negociação, o palestrante citou que é importante criar um ambiente de empatia e, ao invés de acusar diretamente e impor ruídos na negociação, conquistar a intenção do interlocutor para atingir o objetivo.

Doutor em psicologia, o palestrante afirmou que as negociações estão em todos os âmbitos, seja profissional ou pessoal, e espera que todo o conhecimento seja levado e utilizado por cada um dos presentes no aspecto que convier. “O foco é passar informações que podem ser aplicadas no cotidiano. Todos poderão utilizar esse conhecimento para gerar resultados de qualidade em qualquer segmento de sua vida, com ferramentas ligadas à psicologia e com uma dimensão técnica de gerenciamento das emoções para não gerar obstáculos emocionais nas negociações”, completou.

A palestra cumpre meta prevista no planejamento estratégico do TCE-MT para 2017 e está inserida dentro do programa de qualificação permanente dos servidores, membros e colaboradores, além de democratizar o conteúdo e informações com a sociedade. A videoaula ficará disponível no Portal EAD do Tribunal de Contas, na TV Contas.

Sobre o palestrante

Marcelo Carpilovsky é doutor em Psicologia, mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Também é coach especializado em Desenvolvimento de Carreira e em Resolução de Conflitos. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC e em Direito pela UERJ. Professor de pós-graduação do FGV Management e do IAG/PUC-Rio e palestrante nas disciplinas Negociação, Liderança, Criatividade, Processo Decisório e Comunicação Interpessoal. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica Breve.

Carpilosvsky tem ainda no currículo curso na Creative Education Foundation (Buffalo/ NY) e certificado pela Internacional Coaching Community. É coautor do livro Liderança e Motivação da Série Gestão de Pessoas / Publicações FGV Management.