TCE-PA elege corpo dirigente para o biênio 2021-2022

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou na manhã desta quarta-feira, 02, sessão ordinária para a eleição da nova Mesa Diretora do órgão, relativa ao biênio 2021/2022.

ASCOM TCE-PA / FOTO RODRIGO LIMA

Foram eleitos, por unanimidade, a conselheira Lourdes Lima para o cargo de presidente, a conselheira Rosa Egídia, para o cargo de vice-Presidente, e o conselheiro Fernando Ribeiro, para o cargo de corregedor. A sessão foi dirigida pelo conselheiro presidente Odilon Teixeira.

O conselheiro Nelson Chaves e o procurador do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PA), Patrick Bezerra, foram os escrutinadores. Anotados todos os sete votos em favor dos componentes da chapa única, o conselheiro Odilon Teixeira os declarou eleitos, nos termos do Artigo 14, Inciso VIII, do Regimento Interno do TCE-PA.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita do órgão de controle, a conselheira Lourdes Lima agradeceu aos conselheiros pelo consenso em sua eleição. Ela afirmou sua grande alegria por presidir novamente a instituição de contas, e assumiu o compromisso de concluir as ações em curso da atual gestão.

O conselheiro Odilon Teixeira ressaltou que a eleição dos novos dirigentes do tribunal, do modo como ocorreu, reflete a sabedoria presente no diálogo, pois “são sete vontades distintas e sete origens diferentes”.

Teixeira anotou que a convergência sempre fortalece o colegiado, no sentido de priorizar seu mister, que é atender ao interesse público pelo cumprimento da missão constitucional da Corte de Contas.

O representante do MPCE, Patrick Bezerra, felicitou o tribunal pela escolha de seus novos dirigentes. Bezerra observou que pela primeira vez o órgão terá a presença de duas mulheres em sua direção. Ele se congratulou com a presidente eleita, e colocou o parquet ministerial à disposição para continuar o trabalho conjunto em favor da sociedade paraense.

Currículo – Maria de Lourdes Lima de Oliveira, eleita para presidir o TCE-PA pela terceira vez, foi empossada no cargo de conselheira em janeiro de 2002. A presidente eleita da Corte de Contas é servidora pública estadual com mais de quatro décadas de experiência. Graduada em Pedagogia e Direito, ela é natural de Irituia, no nordeste do Pará, onde foi prefeita municipal (1989-1992). Também foi deputada estadual por dois mandatos entre os anos de 1995 e 2002.

ASCOM TCE-PA