O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou o 1º Encontro Técnico de Avaliação Diagnóstica com a participação de diversas redes municipais de ensino. Até o momento 18 redes se inscreveram e o prazo se encerra na próxima quarta-feira, 15 de setembro.
As inscrições devem ser realizadas pelo Dirigente de Educação da Rede preenchendo o formulário disponível neste link: https://survey.zohopublic.com/zs/mwBUeB
ABERTURA
Na abertura do evento, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Paulo Curi Neto, falou da importância da avaliação diagnóstica para o retorno às aulas presenciais e lembrou que a equipe técnica do TCE irá auxiliar as redes municipais a fazer a interpretação dos dados para que, assim, possam implementar suas ações. “Acreditamos que teremos ampla adesão e resultados expressivos”, afirmou.
Destacou ainda que a suspensão prolongada das atividades presenciais impôs severos retrocessos na aprendizagem e também riscos de evasão escolar. Pensando nisso, o TCE-RO tem priorizado a educação em suas ações de controle, tanto na fiscalização como no apoio à gestão, por meio de programas de formação, mentoria e acompanhamento focado em resultados.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RO), Luslarlene Fiamett, disse que apoia a iniciativa, e elogiou o trabalho do TCE-RO nesse momento de pandemia. Salientou a importância dessa avaliação para que os municípios tenham o diagnóstico no que se refere ao alunado e possam direcionar o planejamento de seus processos de ensino-aprendizagem para as deficiências encontradas.
O técnico da Secretaria de Planejamento do TCE-RO, Vinícius Moraes, informou como se dará a realização da avaliação diagnóstica. Explicou que o foco é avaliar os resultados e elaborar o Plano de Trabalho para a plena retomada das aulas presenciais.
Disse ainda que a avaliação abrangerá os alunos do 2º ao 9º ano fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. “Avaliar é a nossa fotografia para obter a identidade dos estudantes. O papel do TCE-RO é a mentoria e a execução é dos municípios”, acentuou.
ASCOM TCE-RO