A Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (Cecom), desenvolveu o portal da instituição, que entra em operação oficialmente nesta sexta-feira (04).
Finalizado após sete meses de trabalho, com o envolvimento direto de cerca de 20 técnicos do próprio TCE e sem qualquer custo adicional, o novo site traz inovações que irão facilitar a vida de entes públicos e cidadãos, o que, consequentemente, contribuirá para a melhoria das relações e a aproximação entre o TCE, seus jurisdicionados e a sociedade.
Para o presidente do TCE, conselheiro Essen Pinheiro, “o trabalho dos servidores é digno de louvor, pois o portal representa um salto de qualidade na disponibilização de informações, tanto para o público interno quanto para os públicos externos.” Ele destaca entre as características mais relevantes do portal a melhoria do acompanhamento das atividades da Corte por parte da população, por meio de subsídios para que os cidadãos se organizem e fiscalizem de perto as contas públicas. Ele contém vários espaços nos quais são disponibilizadas informações – relatórios, documentos, decisões dos órgãos colegiados, arquivos em áudio e vídeo – que possibilitam uma ação mais efetiva do controle social.
Conforme informou o diretor da Ditin, Bruno Figueredo, o produto final ultrapassou as expectativas dos envolvidos, e é motivo de orgulho para todos, que “deram o melhor de si, a maioria dedicando-se a longas e cansativas jornadas de trabalho para alcançar o objetivo”. Ele explicou que no novo espaço virtual os visitantes encontrarão informações completas, com acesso facilitado, considerando o cumprimento dos requisitos de acesso segmentado (para os diversos públicos do Tribunal), navegabilidade e acessibilidade (com funcionalidades para pessoas com necessidades especiais).
Na visão da coordenadora de Comunicação Social, Janete Gomes, este é um momento de júbilo para a equipe da Cecom, ao tornar realidade um projeto buscado há vários anos, conseguindo a parceria e determinação dos gestores da área de TI para levar em frente o emprendimento e finalmente concretizar esse importante canal de comunicação.
SOFTWARE LIVRE – O projeto foi desenvolvido utilizando uma plataforma de software livre, por meio de padrões atuais da Internet (Web em Governo Eletrônico – e-PWG), cartilhas com recomendações sobre usabilidade, redação, codificação, manutenção e arquitetura de informação e desenho que orientam o desenvolvimento de páginas, sítios e portais do Governo Federal, além de otimização para sites de busca e utilização da arquitetura SOA, conceito que permite maior integração, manutenção e introdução de novas ferramentas.
Entre as novidades apresentadas está a nova interface, toda repaginada, com destaque para os menus localizados na primeira barra de rolagem, do lado esquerdo, mais fáceis de serem localizados. Outras funcionalidades introduzidas são um novo gerenciador de conteúdo, um sistema inteligente de busca e a possibilidade de o usuário selecionar, rapidamente, os serviços que mais usa e colocá-los em uma lista de favoritos. Outro destaque é o site Responsivo, que se ajusta automaticamente ao tamanho de tela disponível, como smartphones e tablets. Entre os avanços encontra-se ainda a conexão com as redes sociais, com Facebook, Twitter e Youtube.
Após o lançamento, técnicos da área de TI darão início ao treinamento dos servidores responsáveis pela alimentação das informações de cada unidade administrativa no portal, com a finalidade de atualização permanente.