O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS) firmaram, na manhã desta segunda-feira (31), um protocolo de intenções que prevê a realização de ações de educação voltadas à qualificação profissional. O documento estabelece a colaboração e a participação recíproca em atividades de capacitação promovida pelas Instituições e também a promoção de eventos. O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, destacou que a parceria deve estimular o compartilhamento de experiência e saberes. “Procuramos contribuir com o conhecimento que esta Casa possui na área do controle e da fiscalização”, disse.
Recentemente, o TCE-RS divulgou um estudo que mapeia as atividades de fiscalização realizadas pelos municípios gaúchos, como as de prevenção a incêndios, de concessão de licenças e de acompanhamento de obras. O levantamento, resultado de uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, avaliou a frequência com a qual são feitas as fiscalizações e o número de profissionais envolvidos no trabalho, assim como a qualificação para cada atividade. “A intenção é induzir e sensibilizar para a adoção de medidas capazes de aperfeiçoar as estruturas ligadas à fiscalização, ao licenciamento e ao controle de obras públicas. É preciso ter um acompanhamento criterioso e atento, sobretudo através do olhar técnico de profissionais especializados”, afirmou.
Ainda neste ano, o TCE-RS deve promover concurso para o preenchimento de 22 vagas de auditor público externo com formação em Engenharia Civil. Participaram do encontro os diretores geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, administrativo, Sandro Correia de Borba e da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, Sandro Trescastro Bergue, o presidente do Senge-RS, José Luiz Azambuja e o vice-presidente , Alexandre Wollmann, além de assessores e servidores das instituições.