O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) elegeu, nesta quarta-feira (29), os conselheiros que vão compor a nova direção no ano de 2026. O conselheiro Iradir Pietroski foi escolhido para a presidência do TCE-RS no lugar do então presidente, conselheiro Marco Peixoto, que comandou a entidade pelos últimos dois anos. O conselheiro Edson Brum será o vice-presidente. A nova gestão terá, ainda, como segundo vice-presidente o conselheiro Cezar Miola, como ouvidor Estilac Xavier e como corregedor Marco Peixoto.
Esta não será a primeira vez que Iradir Pietroski assume a presidência do TCE-RS, visto que já exerceu o cargo no biênio 2018-2019. Nomeado conselheiro em 2010, anteriormente, foi vereador e prefeito de Erval Grande, deputado estadual e secretário estadual do Trabalho. O mandato tem duração de um ano com a possibilidade de prorrogação por mais um, o que tradicionalmente acontece.

Em sua fala, Pietroski expressou sua gratidão e seu desejo em procurar fazer um trabalho coletivo com os conselheiros, conselheiros substitutos e, principalmente, com os auditores e oficiais, para que o Tribunal continue exercendo seu papel pedagógico e cresça cada vez mais. “Na minha administração, iremos focar nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), para que as pessoas que estão trabalhando realmente tenham seus direitos alcançados”, destacou.