TCE-RS fará radiografia sobre políticas de segurança nos municípios

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizará levantamento sobre as estruturas e políticas de segurança pública dos municípios gaúchos. O objetivo é conhecer mais profundamente o que as cidades têm feito neste segmento, com destaque para as iniciativas de prevenção à violência.

Segunda-feira (30), o TCE-RS encaminha aos municípios questionário sobre o tema que servirá de base para o diagnóstico a ser elaborado. Os gestores municipais terão até 3 de março para o envio das respostas e dos documentos solicitados. Esta base de dados será objeto de análise por parte do Centro de Orientação e Fiscalização de Política Públicas (CPP).

Segundo o auditor Renato Lauris, coordenador do CPP, o estudo produzirá um primeiro diagnóstico sobre as necessidades e carências dos municípios. Isso será concentrado em uma cartilha com orientações aos gestores sobre políticas de segurança pública de âmbito municipal, elaborada em diálogo com as evidências científicas disponíveis.

“O objetivo é auxiliar os prefeitos, através de recomendações sobre iniciativas que podem ser tomadas nas comunidades e que tendem a reduzir os indicadores de violência e criminalidade, exatamente por enfrentarem fatores de risco importantes”, concluiu.

Fonte: TCE-RS