TCE-RS: Governança pública será analisada por Tribunais de Contas

Os Tribunais de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e da União (TCU) realizarão, durante o mês de setembro, a coleta de informações e dados relativos à governança pública e à governança e gestão das aquisições em todos os Poderes nas esferas estadual e municipal, incluindo o próprio TCE-RS. A coleta, realizada em plataforma eletrônica, integra o projeto Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional.

O levantamento permitirá aos gestores obter um diagnostico em relação à governança local. A partir do mapeamento, os administradores poderão adotar ações de melhorias. Entre os assuntos que serão abordados pela pesquisa, estão os processos de aquisição e terceirização adotados pelas administrações, o controle interno e a gestão de pessoas. O trabalho será desenvolvido em todos os estados que aderirem ao projeto em parceria com o TCU.

Em breve, serão encaminhados ofícios aos gestores públicos detalhando a forma de acesso e participação.  O TCU deve divulgar os resultados no dia 09 de dezembro de 2014, sendo que cada órgão receberá os seus dados consolidados, bem como comparativos estatísticos com outras unidades, com o diagnóstico realizado em nível nacional.