TCE-RS realiza oficina de Jornalismo de Dados

9917545No dia 20, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, em parceria com o UniRitter, uma oficina de Jornalismo de Dados, voltada aos alunos da Universidade. Participaram do evento, o diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, e o jornalista do SBT Cristiano Goulart. Na abertura da oficina, o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), Sandro Bergue, falou sobre a importância de levar a Corte ao conhecimento dos estudantes. Ele destacou que a ESGC procura educar para a cidadania e o fomento do controle social.

Em seguida, uma das assessoras de Comunicação do TCE-RS, Priscila Oliveira, explicou como funciona o atendimento da Assessoria de Comunicação à imprensa gaúcha, e qual a importância do uso de dados para a prática do Jornalismo.

O diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, fez um panorama do trabalho do Tribunal de Contas e ressaltou que a informação deve servir para mudar pensamentos, além de afirmar que “a ajuda dos jornalistas para fiscalizar os gastos públicos é fundamental.” Ele também ensinou aos estudantes como utilizar as ferramentas de pesquisa disponíveis no portal do TCE-RS, que permitem acompanhar os orçamentos, receitas, despesas e outros dados dos municípios do Rio Grande do Sul.

Na sequência, Cristiano Goulart mostrou exemplos de matérias produzidas por ele, que tiveram origem em pedidos realizados através da Lei de Acesso à Informação (LAI) ao TCE-RS e ao governo do Estado. Uma das reportagens trazidas por ele, publicada em novembro de 2014, expôs o descumprimento das leis ambientais pela Prefeitura de Porto Alegre. A repercussão da investigação jornalística culminou na mudança da legislação municipal. De acordo com o repórter, “esses mecanismos de busca dão, ao jornalista que os domina, a chance de produzir uma grande reportagem.” Para ele, o uso de dados “permite lidar com informações mais palpáveis, indo além do jornalismo declaratório”, comentou.

Ao final do evento, os cerca de 35 alunos da instituição que estiveram presentes puderam fazer perguntas aos participantes, esclarecendo dúvidas sobre o TCE-RS e a LAI.