TCE-SC: conselheiros de Tribunais de Contas do país conhecem escola que é referência em Santa Catarina

A visita à Escola Pastor Hans Muller, de Joinville, considerada uma referência na educação pública em Santa Catarina, foi uma das atividades programadas para que conselheiros do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e de tribunais de outros estados conhecessem o modelo de gestão adotado pela unidade.

“É um modelo de gestão que temos como referência, que trabalha a partir de metas pedagógicas e que faz bem a gestão dos recursos disponíveis”, explica o conselheiro temático da Educação no TCE/SC, Gerson dos Santos Sicca. Para o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, a visita é para haver contato direto com as redes municipais e as escolas, identificar as boas práticas e multiplicá-las: “Já sabemos que existe uma série de fatores que, em qualquer região do país, são essenciais para o êxito do resultado educacional. Então, um dos nossos desafios nos tribunais e na Atricon é identificar essas boas práticas e disseminá-las para que se faça educação de qualidade no Brasil.”

A visita foi guiada pelo secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari Feldhaus, e contou com a presença dos conselheiros Cezar Colares (TCM/PA), André de Matos Gonçalves (TCE/RO), Wilson Wan-Dall (TCE/SC); do procurador do Ministério Público de Contas de Sergipe, João Augusto de Mello; das diretoras do TCE/SC Ana Paula Machado da Costa (Atos de Pessoal) e Gissele Nunes (Contas de Governo), além de representantes de outros estados.

A escola

A Escola Municipal Pastor Hans Müller, de Joinville, foi escolhida para a visitação por ser uma referência em educação no Estado. Ao chegar, depara-se imediatamente com um painel voltado para os pais dos alunos, onde estão descritas as metas da escola para o ano. Com nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos finais e 8,0 para os iniciais, ela conta com salas de conhecimento específico, como laboratório de ciência e biblioteca, e contribui para Joinville ser a cidade acima de 500 mil habitantes com a maior nota média do Ideb no país nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

“Além da gestão que fizemos aqui, de recursos e de espaços, por exemplo, uma das coisas que contribuem para a escola é a participação da comunidade. Eles sabem que a contribuição dela é revertida para o bem do aprendizado dos alunos, tanto em estrutura quanto na formação pedagógica. Contamos ainda com a dedicação dos professores e o envolvimento das equipes”, explica a diretora da escola, Maria Luiza Delfino, que está na função há cinco anos.

Fonte: TCE-SC