TCE-SE: Inovações do sistema de auditoria são apresentadas ao Pacto pela Educação

As atualizações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) no seu sistema de auditoria, o Sagres, com foco nas prestações de contas anuais do exercício 2023, foram apresentadas nesta segunda-feira (17), na Sala de Reuniões da Corte, a representantes de órgãos e entidades que integram o Pacto pela Educação. 

O encontro foi conduzido pelos coordenadores do Pacto: a conselheira Susana Azevedo e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, e teve entre os presentes o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Sobrinho. 

PHOTO-2022-10-17-12-48-09.jpg
Entre as mais recentes melhorias inseridas no Sagres, por meio da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), está justamente a criação de novos itens relacionados à área da Educação. 

“São novidades que permitirão um monitoramento da educação em Sergipe, onde vamos saber uma série de dados, a exemplo do número de matrículas, da taxa de evasão, além de informações sobre a merenda ofertada, entre outras”, destacou a conselheira Susana Azevedo. 

Segundo ela, a iniciativa do TCE-SE poderá contribuir não apenas para um melhor controle dos gastos nessa área, como também para uma melhoria na qualidade do ensino público.   
PHOTO-2022-10-17-12-50-14.jpg
Já o professor Josué Modesto acrescentou que o Pacto tem sido um ambiente muito produtivo de troca de experiências e expectativas dos diversos atores que vivem a educação: “os órgãos de controle têm nos inspirado muito, têm orientado as ações de gestores no sentido da maior eficiência, da melhor utilização dos recursos públicos para obtermos uma educação cada vez de maior qualidade”, pontuou. 

De igual forma avaliou a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe, professora Josevanda Franco. “A questão do controle, da busca pelo monitoramento e avaliação dos processos que são realizados em nível do município é importantíssimo porque norteia o nosso trabalho, nos permite avaliar a necessidade de novas políticas públicas, isso é muito significativo”, comentou. 
PHOTO-2022-10-17-12-53-35.jpg
A apresentação das atualizações foi feita pelo coordenador de Modernização e Tecnologia, Miguel Melo. O diretor de Modernização e Tecnologia, Cristiano dos Santos Cruz, também acompanhou os trabalhos, assim como o diretor Técnico do TCE-SE, Joseluci Prudente, e o consultor técnico da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Jorge Teles.​

Fonte: TCE-SE