TCE-SE promove palestras sobre prevenção ao suicídio e de incentivo à doação de órgãos

Com o objetivo de conscientizar seus servidores sobre a prevenção do suicídio e incentivá-los à doação de órgãos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), promoveu na manhã desta segunda-feira (19) o ciclo de palestras “Setembro Verde e Amarelo”. A iniciativa, idealizada pela Diretoria de Comunicação e Mídias (Dicom) da Corte de Contas faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas acerca das duas causas ao longo do mês. 

A ação aconteceu no auditório da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), com transmissão simultânea no canal do TCE-SE no Youtube. 

Criado em 2015, o “Setembro Amarelo” é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, um problema de saúde pública que atinge números alarmantes no Brasil e no mundo. Primeira palestrante da ação, a servidora do TCE-SE e psicóloga, Cristiane Guedes Fontes, trouxe uma abordagem objetiva sobre o suicídio, explanando sobre o comportamento suicida, fatores que levam ao suicídio e como a sociedade trata das dores humanas na atualidade.

PHOTO-2022-09-19-12-57-23.jpg

“É muito difícil falar de dor na nossa sociedade. Atualmente, por exemplo, com as redes sociais, todo mundo apresenta momentos que muitas vezes não condizem com o que estão vivenciando na ‘vida real’. Desde 2020, o Ministério da Saúde apresentou dados que comprovam o crescimento radical de casos de suicídio entre jovens e idosos, o que só comprova que a necessidade de falarmos sobre o tema”, destacou. 

PHOTO-2022-09-19-12-56-54.jpg

Dando continuidade à temática, a psicóloga Maria Fernanda Fontes Machado tratou da importância de falarmos no suicídio, uma pauta que envolve muitos tabus, mas que deve ser discutida em todos os ambientes. “Falar sobre prevenção contra o suicídio é falar sobre a identificação dos transtornos mentais, é conscientizar sobre a solidariedade humana e como o apoio de um profissional pode transformar o destino de muita gente. É fundamental que estejamos atentos a quem nos cerca, um ‘ombro amigo’ é muito útil para a pessoa que está passando por dificuldades”, pontuou a palestrante, que ainda elogiou o engajamento do TCE-SE na causa. 

PHOTO-2022-09-19-12-54-11.jpg

Setembro também é o mês da conscientização sobre a doações de órgãos e tecidos. Instituído em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 do mesmo mês, o “Setembro Verde” foi abordado durante a ação pelo médico e coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Oliveira Fernandez, que demonstrou como qualquer cidadão pode ser tornar um doador potencial, todo o processo que envolve a doação e receptação de órgãos e também apresentou os números das filas e dos transplantes já realizados em Sergipe durante o corrente ano.

PHOTO-2022-09-19-12-56-54 2.jpg
“Em Sergipe, nós temos 310 pessoas aguardando por uma córnea, também temos aproximadamente 750 pessoas necessitando de transplante renal e uma demanda cada vez maior para transplantes de fígado e de coração”, colocou o médico. Para o profissional, sempre que discutida, a doação de órgãos consegue ganhar força e consequentemente novas pessoas se tornam doadores, diminuindo significativamente as longas filas ao redor de todo o país.  “A campanha chama atenção para o diálogo entre o doador e a sua família, para que qualquer pessoa manifeste de forma clara, a sua vontade à doação”, disse Benito.  ​
PHOTO-2022-09-19-12-53-42.jpg

Fonte: TCE-SE