‘TCE-talk Saúde 4.0’ debate 5ª-feira as tecnologias inovadoras aplicadas na saúde pública

O Tribunal de Contas da Paraíba reúne, na próxima quinta-feira (13), profissionais da saúde, gestores e pesquisadores para discussões em torno das “Tecnologias  inovadoras aplicadas à saúde pública”.  O debate, também aberto ao público interno da Corte, será durante o ‘TCE-talk Saúde 4.0’, das 10h às 12 h, no Espaço Cidadania Digital, sede do TCE.

Os avanços tecnológicos aplicáveis ao setor, sua inclusão nas políticas públicas, regulação e controle, pesquisa em Inteligência Artificial, qualificação para uso de novos dispositivos e sistemas, entre outros aspectos do tema, serão abordados por quatro especialistas convidados.

Vão expor suas experiências acadêmicas e profissionais sobre o tema central do TCE-talk Saúde 4.0’ o Dr. Rafael Grotta Grempel, cirurgião bucomaxilofacial e coordenador de pesquisa clínica do Laboratório de Saúde/Parque Tecnológico da Paraíba e Nadja Oliveira, mestra em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Os outros convidados a expor são a Dra. Thaís Gaudêncio, professora na área de Inteligência Artificial da Universidade Federal da Paraíba, e com experiência na área de Bioinformática; e o auditor de contas públicas André Agra, mestre em Geotecnia e Transportes, e especialista em Administração na área de Qualidade e Produtividade. E atual coordenador do Espaço Cidadania Digital, pertencente ao TCE-PB.

Saúde 4.0 – É a união do universo da tecnologia com o da saúde por meio da computação em nuvem e internet das coisas (IOT) nos dispositivos médicos, smartphones e dispositivos vestíveis para trazer os melhores recursos médicos em prevenir e não remediar as doenças.

A saúde 4.0 acompanha a transformação da revolução 4.0, também chamada de “colaborativa” que ocorre em todos os setores da indústria e traz desafios para a população que muda sua forma de viver e se relacionar. O ser humano busca aumentar a longevidade e tem na Saúde 4.0 um aliada para auxiliar na prevenção de doenças por meio do uso de qualquer tipo de dispositivo conectado na internet.

ASCOM TCE-PB