TCEMG vai lançar o Banco de Preços nesta quarta-feira

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) vai lançar amanhã, 07 de novembro, às 10h, o sistema Banco de Preços. A ferramenta vai disponibilizar os preços pagos nas aquisições realizadas pelos órgãos e entidades públicas municipais e estaduais, no âmbito do Estado de Minas Gerais.

O sistema, desenvolvido pelo TCE mineiro, é gratuito e pode ser acessado por qualquer cidadão, de forma prática. A interface é atualizada automaticamente, com base em novos dados acrescentados diariamente.

O Banco de Preços pretende oferecer elementos para a análise das compras públicas pelos órgãos de controle e para a tomada de decisões dos gestores públicos em seus processos de aquisição, além de ampliar a transparência em relação aos valores vigentes nas contratações públicas, estimulando o controle social.

Outro benefício trazido pela utilização do sistema é a economia que pode gerar aos cofres públicos, já que a ferramenta permite que os licitantes possam comparar os valores antes de fazer o pedido.

O Banco de Preços é um sistema inovador no Brasil, pois utiliza inteligência artificial para agrupar os produtos comuns pelas características informadas pelo fornecedor.
O evento vai acontecer no Auditório Vivaldi Moreira, av. Raja Gabaglia, 1305, Luxemburgo, às 10h.