“Percebemos que os problemas oriundos da demora processual se dão pela falta de capacitação dos técnicos na hora de elaborar convênios, contratos, licitações, e isso é o que queremos fazer: nos aproximar dos gestores, mostrar como deve ser feito”. Assim o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Otávio Lessa, descreveu sua maior motivação ao integrar o I Seminário Interestadual dos TCEs de Alagoas e Sergipe.
Lessa participou do segundo e último dia de atividades, nesta sexta-feira, 27, em Penedo. Desta vez, o público-alvo foi composto por servidores de 17 municípios alagoanos: Campo Alegre; Campo Grande; Coruripe; Coité do Nóia; Feira Grande; Feliz Deserto; Igreja Nova; Junqueiro; Limoeiro de Anadia; Olho D´Água Grande; Penedo; Piaçabuçu; Porto Real do Colégio; São Brás; São Sebastião; Taquarana; Teotônio Vilela.
Na oportunidade o conselheiro Carlos Pinna, presidente do TCE/SE, ressaltou o bom relacionamento entre as Cortes de Contas, consolidado pela parceria entre suas Escolas de Contas na realização do evento. Para ele, o fato de os Tribunais levarem toda a sua estrutura até os municípios representa um estímulo diferenciado para os participantes.
“Essa atenção especial se dá por acreditarmos que os servidores ficam mais à vontade e assimilam melhor os conteúdos quando estão em seus municípios”, afirmou Pinna, ressaltando ainda a qualidade das palestras propostas.
No decorrer do dia foram ministradas palestras sobre Licitações e Contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e atos administrativos de pessoal, tendo como facilitadores servidores do quadro do TCE/SE: Fábio José da Silva, Especialista em Perícia Contábil em Auditoria; Fernando Marcelino Monteiro, Mestre em Sociologia e especialista em Análise Econômica; Marcos Souza Ferreira, Especialista em Auditoria Governamental; e Marilene Souza Alves, Especialista em Gestão e Políticas Públicas.
Além dos servidores municipais, vereadores e prefeitos de diversos municípios fizeram questão de prestigiar o Seminário. Foi o caso do anfitrião, o prefeito Március Beltrão: “é um momento de satisfação para nós recebermos este evento que contribui para que os gestores tenham um controle rigoroso sobre administração pública”, concluiu.