TCE/SC promove ação social entre servidores em prol das crianças do Hospital Infantil de Florianópolis

O dia 12 de outubro costuma ter um significado especial para as crianças. Pensando nisso, mais uma vez, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Tribunal de Contas de Santa Catarina mobilizou os servidores em uma ação com o objetivo de arrecadar brinquedos para presentear meninos e meninas atendidos no ambulatório da oncohematologia pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG).

A campanha levantou cerca de R$ 4.000,00 e teve a colaboração de 133 pessoas entre servidores, terceirizados e amigos. No total, foram coletados 170 brinquedos (doados ou comprados). “Em 2018, o sucesso alcançado foi superior, se compararmos aos anos anteriores”, registrou a servidora da DGP e uma das organizadoras, Joceline Coelho.

A doação dos presentes ocorreu no dia 10 de outubro, pela manhã, para as 35 crianças que estavam em atendimento e tratamento na unidade. Alguns servidores do TCE/SC se prontificaram para acompanhar e entregar os presentes pessoalmente (Quadro 1).

“É uma experiência muito válida, pois nos permite enxergar além do nosso dia a dia”, reforçou Iamara Iamara Cristina Grossi Oliveira. Segundo a servidora da DGP, presenciar a dor dos outros e trabalhar solidariamente em conjunto, para tentar amenizá-la, ajuda a tornar as pessoas mais humanas, mais conscientes e a desenvolver sentimentos como amorosidade e compreensão.

Segundo a terceirizada Maria do Rocio Gil Cardoso, integrante da Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos) há 27 anos, os demais brinquedos serão repassados aos pequenos pacientes que fazem o tratamento nos outros dias da semana. Ao todo, o Hospital atende mais de 120 crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos. “Eu gosto do que faço, não gosto do que vejo [sofrimento]”, registrou Maria do Rocio ao se referir à alegria que tem ao ver uma criança curada e a tristeza que sente, no dia a dia, ao acompanhar a sua dor.

A vice-presidente da associação, Zélia Maria Silva Rocha, agradeceu o empenho, o carinho e o apoio dos servidores do TCE/SC. “De coração, agradeço em nome das crianças. Vocês proporcionam a felicidade delas nessa época”, enfatizou. Após a entrega dos brinquedos, a Avos promoveu uma festa para as crianças e acompanhantes com bebidas, comidas e recreação (Quadro 2).

 

Estrutura e atendimento

Para Marcelo da Silva e Maria do Socorro, pais de Beatriz, que está em tratamento de leucemia, tanto a estrutura hospitalar quanto o atendimento dos funcionários — recepcionistas, enfermeiras e médicos — e dos voluntários são muito bons.  “Quero agradecer e parabenizar a todos, nunca faltou nada para nossa filha”, destacou Marcelo.

“Toda a infraestrutura, apesar das dificuldades, é voltada ao bem-estar das crianças”, acrescentou Josiane Borges dos Santos, mãe de Fernanda. Segundo ela, os voluntários, além de cuidar das crianças, cuidam das mães com muito amor e carinho. Josiane informou que na falta de qualquer medicamento aos pacientes, a Avos efetua a compra, para evitar a interrupção dos tratamentos. “Os voluntários são nossos anjos da guarda”, concluiu.

 

Quadro 1: Servidores que fizeram a entrega dos brinquedos

Servidor Diretoria
Iamara Cristina Grossi Oliveira Diretoria de Gestão de Pessoas
Joceline Coelho Diretoria de Gestão de Pessoas
Martha Godinho Marques Diretoria de Gestão de Pessoas
Edú Marques Filho Auditoria Interna
Marcos Quilante Diretoria de Informática
Henrique de Campos Melo (voluntário da Avos) Gabinete Conselheira Substituta Sabrina Nunes Iocken
Maria do Rocio Gil Cardoso (voluntária da Avos) Terceirizada
Isabela Ribas Cesar Portella Assessoria de Comunicação Social
Douglas Santos Assessoria de Comunicação Social
Claudio Felício Elias Divisão de Transporte
Sergio Dresch Junior Divisão de Transporte

 

Quadro 2: A Avos

Foi fundada em agosto de 1975 no antigo Hospital Edite Gama Ramos.
Em 1980, o grupo passou a integrar o Hospital Infantil Joana de Gusmão, dando continuidade ao voluntariado. Hoje, conta com 80 voluntários, e é uma das principais associações de voluntários do país no atendimento à criança enferma ou em tratamento de saúde.
Tem a missão de atuar voluntariamente, visando à qualidade de vida e de tratamento das crianças e adolescentes do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Entre as várias ações desenvolvidas, destaca-se o atendimento à criança internada ou em tratamento, estendendo também à assistência aos familiares dessas crianças.
Realiza ainda projetos voltados à qualidade de vida dos pacientes fora do ambiente hospitalar, com a doação de alimentos para pacientes de baixa renda, e distribuição de fraldas e roupas para pacientes necessitados e seus familiares.
Viabiliza eventos que buscam integrar colaboradores, promover o atendimento hospitalar ou debater sobre os aspectos da saúde infantil. Além disso, mantém um calendário comemorativo dentro do Hospital, levando, nas datas festivas, alegria e animação para as crianças internadas.

Fonte:www.avos.org.br

 

Saiba mais: Origem do Dia das Crianças

É uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país.

 

Em 1925, foi proclamado, em Genebra, o Dia Internacional da Criança, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países, como Angola, Portugal e Moçambique.

 

A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989.

 

No Brasil

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Fonte:  Wikipédia