TCE/SC promove evento para discutir o aperfeiçoamento da contabilidade no setor público

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), realizará o 1º Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público de Santa Catarina, dia 24 de setembro, na sede da Instituição, em Florianópolis.

O objetivo do evento é qualificar os responsáveis pelos serviços contábeis dos órgãos e entidades estaduais, bem como os servidores que atuam na análise das Contas de Governo, para as mudanças que a contabilidade brasileira está passando, principalmente, por conta do processo de convergência aos padrões internacionais e de desafios fiscais impostos pela crise econômica que abalou as finanças brasileiras.

De acordo com os organizadores, a ideia de realizar um seminário de forma conjunta busca a melhoria da gestão dos recursos públicos, o aperfeiçoamento da contabilidade nos entes públicos estaduais, com a consequente evolução do controle externo e social.

O seminário pretende reunir 130 profissionais que atuam nos órgãos da administração pública catarinense. Segundo o Instituto de Contas (Icon) — unidade responsável pela política de educação corporativa do Tribunal —, além dos técnicos do TCE/SC e da SEF, foram reservadas vagas para representantes da Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Justiça (TJ/SC), Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Programação

“Os desafios fiscais do setor público brasileiro”, às 9 h, do dia 24, será o título do painel inaugural do evento, com as explanações do Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais do Tesouro Nacional Pedro Jucá Maciel e do Secretário de Estado da Fazenda Paulo Eli. Pedro Jucá apresentará os principais desafios fiscais para o Brasil, a partir da visão do Tesouro Nacional. Paulo Eli falará sobre as ações que estão sendo adotadas pelo Governo de Santa Catarina para manter os serviços públicos funcionando, mesmo com o cenário de escassez de recursos financeiros e as limitações do teto de gastos públicos.

Ainda pela manhã, a Subsecretária de Contabilidade Pública da Secretária do Tesouro Nacional (STN) Gildenora Batista Dantas Milhomem e o Vice-Presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Idésio da Silva Coelho Júnior falarão no painel sobre “O processo de convergência às normas internacionais e os papéis da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nesse processo”. Gildenora Milhomem apresentará as ações desenvolvidas pela STN visando à convergência contábil às normas internacionais e Idésio Coelho apresentará o papel do CFC, que é responsável pela edição das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TSP) no processo de convergência.

O painel “Desafios e oportunidades do processo de convergência para os entes subnacionais”, primeiro do período vespertino, trará a experiência dos Estados de Bahia e Goiás. Os contadores gerais desses estados, Manuel Roque dos Santos Filho (BA) e Ricardo Borges de Rezende (GO), apresentarão as principais ações realizadas por seus Estados e os desafios a serem enfrentados nesse processo de convergência às normas internacionais.

A palestra “Matriz de saldos contábeis (MSC) e a qualidade dos dados contábeis na consolidação nacional das contas públicas – um retrato da Declaração das Contas Anuais (DCA) ” será proferida pelo Coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Leonardo Silveira do Nascimento. Leonardo falará sobre o projeto MSC e a qualidade das informações recebidas dos entes subnacionais por meio da DCA.

Em seguida, caberá a Coordenadora de Informação de Custos do Governo Federal, Rosilene Oliveira de Souza, trazer a experiência do executivo Federal na geração da informação de custos e como os gestores estão aplicando essa informação para a tomada de decisões. O assunto será apresentado na palestra intitulada “Informação de custos no governo federal e a sua aplicabilidade”.

O último painel do 1º Seminário, “Portais da Transparência – evoluções e desafios”, terá a participação da professora de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina Dra. Paula Chies Schommer e da Diretora de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda Graziela Luiza Meincheim. Na oportunidade, serão expostos os avanços já observados nos Portais da Transparência e os desafios a serem vencidos para a melhoria da qualidade das informações que são disponibilizadas à população. Confira os currículos.

Serviço:

O que: 1º Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público de Santa Catarina.

Quando:   24 de setembro de 2018.

Horário:    8h às 18h.

Onde:  Auditório Azul, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Rua Bulcão Viana, 90, Centro, 88.020-160, Florianópolis, SC.

Programação:

8h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h Abertura
9h às 10h20 “Os desafios fiscais do setor público brasileiro”

Painelistas:

– Pedro Jucá Maciel (Subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal – STN)

– Paulo Eli (Secretaria de Estado da Fazenda)

Moderação: Carlos Tramontin (Diretor Geral de Controle Externo – TCE/SC)

10h20 às 10h40 Coffee break
10h40 às 12h “O processo de convergência às normas internacionais e os papéis da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nesse processo”

Palestrantes:

– Gildenora Batista Dantas Milhomem (Subsecretária de Contabilidade Pública – STN)

– Idésio da Silva Coelho Júnior (Vice-Presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade)

Moderação: Flávio George Rocha (Gerente de Estudos e Normatização Contábil da SEF)

12h às 13h30 Almoço
13h30 às 14h30 “Desafios e oportunidades do processo de convergência para os entes subnacionais”

Palestrantes:

– Manuel Roque dos Santos Filho (Contador Geral do Estado da Bahia)

– Ricardo Borges de Rezende (Contador Geral do Estado de Goiás)

Moderação: Graziela Luiza Meincheim (Diretora de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda)

14h30 às 15h30 “Matriz de saldos contábeis e a qualidade dos dados contábeis na consolidação nacional das contas públicas – um retrato da Declaração das Contas Anuais”

Palestrante:

– Leonardo Silveira do Nascimento (Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Públca – STN)

Moderação: Gissele Souza de Franceschi Nunes (Coordenadora de Controle de Análise e Acompanhamento da Diretoria de Contas de Governo – TCE/SC)

15h30 às 15h50 Coffee break
15h50 às 16h50 “Informação de custos no Governo Federal e a sua aplicabilidade”

Palestrante:

– Rosilene Oliveira de Souza (Coordenadora de Informação de Custos da Subsecretaria de Contabilidade Pública – STN)

Moderação: Gilmar de Oliveira Amorim (Coordenador do Sistema de Custos – SEF/SC)

16h50 às 17h50 “Portais da Transparência – evolução e desafios”

Palestrante:

– Paula Chies Schommer (Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc)

– Graziela Luiza Meincheim (Diretora de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda)

Moderação: Moisés Hoegenn (Diretor de Controle dos Municípios – TCE/SC)

17h50 às 18h10 Encerramento:

Graziela Luiza Meincheim (Diretora de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda)

e Osvaldo Faria de Oliveira (Diretor do Instituto de Contas do TCE/SC)

ASCOM TCE-SC