TCM-CE alcança 65% de participação dos municípios com o “Mais Capacidades”

Programa chega às regiões de Acaraú e Itapipoca

IMG_2014O programa “Mais Capacidades”, do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), realiza a sétima e a oitava edições nas cidades de Acaraú (3 e 4/5) e Itapipoca (4 e 5/5), com a participação de gestores e servidores públicos de 34 municípios.

Desde março deste ano foram realizados encontros regionais em Crato, Iguatu, Nova Russas, Tianguá, Quixeramobim e Limoeiro do Norte, com a presença de representantes de 119 municípios, sendo capacitadas 1.719 pessoas, entre agentes municipais, estudantes e membros da sociedade civil, conforme dados do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do TCM-CE, que opera o programa.

O presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, avalia que o objetivo proposto, de alcançar todo o território cearense a fim de discutir a transição administrativa, está sendo realizado. “Estamos caminhando para finalizar os encontros do Mais Capacidades no interior com a presença, em média, de cerca de 14 representantes por município, o que consideramos uma participação representativa, em um tema muito relevante nesse ano de eleições”, explica.

A programação do evento é composta por curso com orientações sobre transição de governo, palestras técnicas e campanha de conscientização para preservação do patrimônio público.

Os últimos encontros ocorrem nas cidades-sede de Aracoiaba e Beberibe, em junho.

O TCM-CE conta na execução do “Mais Capacidades” com o apoio do Ministério Público do Ceará (MPCE), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) e Conselho Regional de Administração (CRA).