TCM-CE: "Capacidades" atinge 80% de participação de municípios

IMG_0485A três edições para seu encerramento em 2015, o programa “Capacidades”, do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), atingiu 80% de abrangência no Estado, com a participação de prefeitos, vereadores, secretários e servidores públicos, representantes da sociedade civil e estudantes de 147 municípios.

A próxima edição do evento, 12ª do ano, ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro na cidade de Crateús, com a participação dos municípios de Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril e Tauá.

Com operação a cargo do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do TCM-CE, o “Capacidades” tem como metodologia a realização de encontros regionais, com a escolha de uma cidade-sede para realizar cursos e palestras envolvendo temas ligados à administração pública. Dentre os assuntos que se destacam na programação está o planejamento governamental para evitar o endividamento dos municípios – considerando aspectos relevantes como o cenário atual de instabilidade econômica e a transição de governo, já que em 2016 haverá eleições.

Outros pontos abordados nos cursos são a atualização da legislação previdenciária e a gestão de recursos em educação.

O programa também vem desenvolvendo o Projeto Educar para o Controle Social, com a realização de gincana educativa (a “Gincana do Conhecimento”) junto a estudantes de escolas da região abrangida.

Após a edição em Crateús estão previstas mais dois encontros do “Capacidades” até o final de 2015, em Aquiraz e São Benedito, para, dessa maneira, atingir a meta de 100% de alcance nos municípios cearenses.