TCM-CE e Ibraop discutem aperfeiçoamento de fiscaliação de obras públicas

ReuniãoIbraop_TCM-CE

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) estão avaliando atuação conjunta na formatação da fiscalização de serviços de engenharia contratados por municípios cearenses.

A presidente do Instituto, Narda Consuelo, e seu diretor Administrativo, Pedro Jorge de Oliveira, estiveram no Tribunal e declararam para a Direção do órgão a disposição em colaborar através de intercâmbio de conhecimentos técnicos.

 Na avaliação do presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar,” iniciativas dessa natureza podem produzir muitos efeitos positivos que são de interesse dos municípios. A partir da segurança técnica proporcionada ao acompanhamento das obras, em auxílio ao trabalho especializado que já desenvolvemos, os ganhos são inegáveis em aspectos que terão impactos no âmbito econômico e na qualidade final dos empreendimentos. E isso é muito bom, auxiliando, inclusive, em questões de durabilidade e nos cuidados desejáveis no que se refere ao gasto público”.

 Segundo Pedro Jorge, “isso permite que realizemos parcerias de trabalhos e divulgação de procedimentos, como a elaboração de manuais de auditoria e um novo sistema de cadastramento de obras públicas”, explica.

 O inspetor do TCM-CE Nikael Almeida conta que “o próximo passo é manter a aproximação entre as instituições, com a finalidade do aperfeiçoamento da metodologia de trabalho adotada pelo Tribunal em fiscalizações e melhorias nas ferramentas utilizadas durante inspetorias nos municípios cearenses”, afirma.

 Ainda dentro da aproximação, são estudadas propostas de cursos e palestras ministrados pelo Ibraop para capacitação do corpo técnico do TCM-CE e da sociedade.