TCM do Ceará fala sobre Controle Social na UFC

SONY DSCAlunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), puderam entender melhor como acompanhar a gestão de recursos públicos por prefeituras e câmaras. É que o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) foi até esses universitários nesta semana apresentar a palestra “Transparência e Controle Social”.

A exposição teve como principais tópicos a fiscalização por meio das leis orçamentárias, os principais tipos de ferramentas de transparência, entre outros temas ligados ao assunto. No total, 63 alunos do curso de Contabilidade estavam presentes. A organização da ação foi feita pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade pedagógica do Tribunal.

A aluna Anna Cariza, do 7° semestre, ressaltou a importância desse tema e da fiscalização das contas públicas: “Está tudo em nossas mãos, basta a gente procurar, a internet nos possibilita essa procura e auxilia na fiscalização, afinal, é nosso dinheiro, é nosso dever”, disse.

Para o palestrante Nelson Rocha, analista de controle externo do TCM-CE, o grande desafio de conciliar teoria e prática é de suma importância para a vida acadêmica dos estudantes. Na visão dele, para estreitar a participação da comunidade estudantil com o Tribunal “é necessário que a comunidade, como um todo, se aproprie de informações como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de como está sendo gasto o dinheiro público, principalmente para auxiliar o Tribunal nas fiscalizações”, completou.