TCM-GO lança cartilha sobre Finalização dos Mandatos

Seminario Finalizacao de Mandatos 1 Com o objetivo de orientar os gestores municipais sobre os procedimentos a serem adotados no último ano de mandato, o TCM GO realizou nos dias 18, 19 e 26 de abril o seminário Finalização dos Mandatos – Vedações e Responsabilidades do Gestor Municipal. O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, recebeu nos três dias aproximadamente mil pessoas, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessor contábil, assessor jurídico e controlador interno dos 246 municípios goianos. Você pode acessar aqui a cartilha “Finalização dos Mandatos – Vedações e Responsabilidades do Gestor Municipal

A abertura do seminário, no dia 18/4, teve na mesa diretiva o presidente do TCM GO, conselheiro Honor Cruvinel; o presidente da câmara municipal, vereador Anselmo Pereira da Silva; o chefe da controladoria geral do estado, Adauto Barbosa, representando o governador Marconi Perillo; o vice presidente do TCM GO, conselheiro Joaquim de Castro Neto; e o conselheiro Francisco José Ramos. O coral do TCM GO, Encantos de Goiás, abriu o evento com uma belíssima apresentação.

No segundo dia, além do presidente e o vice, compuseram a mesa a conselheira Maria Teresa Garrido Santos; o conselheiro Daniel Augusto Goulart e o procurador geral do MPC José Gustavo Athayde.

E no terceiro dia, a mesa diretiva foi composta pelo conselheiro vice presidente do TCM GO, Joaquim de Castro Neto; o conselheiro Francisco José Ramos; o conselheiro Daniel Augusto Goulart; o procurador do MPC Fabrício Macedo Motta; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira da Silva; e a vereadora Cristina Lopes Afonso.

Durante a fala de abertura o presidente do TCM GO explicou o objetivo da cartilha entregue aos presentes. O material possui informações que o gestor deve seguir, tais como a gestão fiscal em último ano de mandato, limite de gastos com pessoal, cumprimento da LRF e outros. “A intenção desse evento e a produção da cartilha é fazer com que os representantes eleitos tenham menos problemas com o TCM GO. Recomendo aos gestores públicos dos municípios goianos a leitura atenta aos pontos ora abordados”.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Anselmo Pereira, elogiou a iniciativa do Tribunal e falou sobre o material distribuído. A cartilha é um instrumento para quem está aprendendo, ou quem quer aprender, exceto alguns que não querem aprender e preferem errar. Essa cartilha diz didaticamente o que o gestor deve ou não fazer, principalmente em ano de eleição, onde as regras estão mudando e os gestores não estão interessados em absorvê-las.

OCons. Daniel Goulart,  Joaquim de Castro (vice), Honor Cruvinel (pres), Maria Teresa Garrido, Procurador Geral de Contas Jose Gustavo Athayde vice presidente do TCM GO, conselheiro Joaquim de Castro Neto, reforçou sobre a função institucional do Tribunal, preocupado, acima de tudo, em orientar aos jurisdicionados sobre a prática de uma boa gestão, estando o órgão, por meio de sua Escola de Contas, disponível para capacitar os jurisdicionados por meio de palestras e cursos.

Após as solenidades realizadas nos três dias de evento, os presentes receberam orientações por meio de dois painéis apresentados pelos auditores de controle externo, que integram o Núcleo de Assessoramento Especial da Presidência do TCM GO, Petrônio Pires de Paula e Mônica Regina Vieira.

A auditora de controle externo, Mônica Regina Vieira, abordou no Painel 1 as Condutas Vedadas aos Atos de Pessoal: ato que resulte aumento de despesa com pessoal; ajuste da despesa com pessoal; atos relacionados a despesas com pessoal; e a fixação de subsídios dos agentes políticos.

O auditor Petrônio Pires de Paula discorreu no Painel 2 sobre as Condutas Vedadas a Execução Orçamentária e Financeira: operação de crédito por aro; dívida consolidada no último ano de mandato; a assunção de obrigações no final de mandato; despesas no último ano de mandato; transição de governo, IN 014/12 do TCM.