TCM-GO recebe Declaração da Garantia de Qualidade da ATRICON

qatc2

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Honor Cruvinel, juntamente com o vice-presidente, conselheiro Francisco José Ramos e a conselheira Maria Teresa Fernandes Garrido Santos, recebeu na manhã de ontem (16) a Declaração da Garantia de Qualidade da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). Durante três dias (14 a 16), equipe formada pelo Conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN), Conselheiro Substituto Moisés Maciel (TCE-MT), Cláudia César (TCE-ES) e Rômulo Lins de Araújo Filho (TCE-PE) estiveram nas dependências do Tribunal para realizar a Avaliação do Marco de Medição de Desenvolvimento dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

O MMD-TC é desenvolvido pela Atricon, com a colaboração do IRB e de todos os Tribunais de Contas do Brasil. Usa metodologia internacional recomendada pela International Organization of Supreme Audit Institutions (INTOSAI) e tem por base as Resoluções da Atricon.

Nos trabalhos de campo no TCM GO definiu-se a seguinte amostra:

Domínio

QATC

Descrição

A

1

Composição, organização e funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil

B

2

Adoção do Planejamento Estratégico

C

3

Código de Ética para membros e servidores

C

5

Corregedoria

D

9

Escola de Contas

E

10

Agilidade no julgamento de processos e gerenciamento de dados pelos Tribunais de Contas

E

13

Acompanhamento de Decisões

F

18

Fundamentos da Auditoria de Conformidade

F

20

Bases de auditoria operacional

H

26

Comunicação com a mídia, com os cidadãos e as organizações da sociedade civil

A conselheira Maria Teresa Fernandes Garrido Santos é a coordenadora da Comissão do QATC/TCM-GO (Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas) no TCM-GO, a equipe é formada pelos servidores Petrônio Pires de Paula, Lúcia Vânia Firmino de Almeida e Ibamar Tavares Júnior.

O TCM-GO é um dos 33 Tribunais de Contas que aderiram ao MMD-TC e os dados consolidados serão divulgados pela Atricon durante o XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas, em dezembro, no Recife.