TCM-SP inova e estuda a utilização de drones na fiscalização de obras e serviços

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) ?????????????????????????? está estudando a utilização de drones para a captação de imagens aéreas objetivando fiscalizar e acompanhar a execução de obras e serviços na cidade. A iniciativa pioneira integra a filosofia de investir cada vez mais em recursos tecnológicos de última geração para verificar se os trabalhos executados pela administração pública estão sendo feitos conforme o que foi contratado e pago.

Com o apoio da presidência, a Subsecretaria de Fiscalização e Controle do TCM vem desenvolvendo estudos para a utilização de drones na fiscalização de obras. Essa inovação coloca o TCM como um dos primeiros órgãos de controle externo do País a empregar em seus trabalhos imagens aéreas feitas com a utilização de drones, que são pequenas aeronaves não tripuladas, equipadas com câmeras de alta resolução acopladas e que funcionam por controle remoto.

Os drones geram vídeos em alta definição (HD) que permitem à auditoria identificar a fase em que determinada obra se encontra, se o cronograma está sendo cumprido, que equipamentos são utilizados, o número de funcionários, etc. A imagens são registradas com uma riqueza de detalhes e com informações precisas, como o georreferenciamento e a altimetria.

Esses aparelhos podem atuar em condições extremas, explorando com tranquilidade áreas consideradas inacessíveis em virtude de sua grande extensão, de sua topografia ou mesmo por se tratar de local que oferece risco para as equipes de fiscalização. Além do acompanhamento de obras e serviços, os drones poderiam auxiliar nos trabalhos de vistorias de limpeza de córregos e piscinões, de lixões, e para constatar eIMG_105_foto 2ventuais invasões em Áreas de Proteção Ambiental, entre outras atividades.

Outros ganhos associados aos drones relacionam-se à economia proporcionada pelo equipamento, já que procedimentos dessa natureza somente seriam possíveis por meio da utilização de helicópteros, fator considerado inviável.

A utilização de métodos de captação de imagens não é novidade para a fiscalização do TCM. Por meio de fotografias é possível acompanhar a evolução dos estágios de uma obra ou as etapas da execução de um serviço. Para esse tipo de trabalho, o TCM também utiliza imagens geradas por motolink e realiza ensaios tecnológicos no auxílio de sua fiscalização.

Veja uma demonstração em vídeo aqui.