TCMGO empossa Fabrício Motta

Cerca de trezentas pessoas, entre gestores, parlamentares, ministros, procuradores, conselheiros e servidores públicos, familiares e amigos participaram, nesta segunda-feira (10.6.19) da posse do ex – procurador Fabrício Motta como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do de Goiás (TCMGO), no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás.

Entre os presentes na Sessão Extraordinária de Posse, coordenada pelo presidente do TCMGO Joaquim de Castro, o governador Ronaldo Caiado; o procurador-geral de Justiça, Aylton Flavio Vechi; o presidente da Alego, Lissauer Vieira; o prefeito de Goiânia Iris Rezende; o presidente do TCE-GO, Celmar Rech; o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zimler;  o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira; o defensor público-Geral de Goiás, Domilson Rabelo Júnior e  o  procurador-geral do Ministério Público de Contas, Régis Gonçalves Leite e várias outras autoridades.

Fabrício foi nomeado  19 anos depois de tomar posse como procurador do Ministério Público de Contas , e ao assumir destacou dois  desafios  da carreira pública.   “Meu longo tempo de controle externo da administração me impõe dois constantes desafios buscar a relevância e efetividade. Tribunais de contas devem consolidar a relevância no controle das finanças publicas,  provando que são órgãos  que auxiliam o parlamento, mas servem à sociedade”.

Motta deixa o Ministério Público de Contas para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da conselheira Maria Teresa Garrido.  Com um currículo extenso,  com mestrado em direito administrativo e doutorado em direito de estado e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG),  foi escolhido pelo governador  de Goiás em lista tríplice enviada pelo TCMGO e, posteriormente, seu nome foi aprovado pela  Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).  O Decreto e nomeação foi assinado  pelo governador  Ronaldo Caiado  no dia 31 de maio de 2019.

No seu discurso, o novo conselheiro enfatizou a luta contra a corrupção como parte do compromisso  dos órgãos de controle dos gastos públicos. “Respeito e diálogos institucionais, nos limites das competências e dos fins constitucionais, são necessários para que possamos realmente combater a corrupção e promover o bem de todos”.

Fabrício Motta ressaltou também que “Passo a integrar um órgão de controle externo que evolui a cada dia na realização de sua missão”.  E finalizou: “Renovo meu compromisso de contribuir com o seu fortalecimento.”

Ao empossar o novo conselheiro,  o presidente Joaquim de Castro  disse que  o TCM,  pela competência,  valores éticos e comprometimento com a coisa pública  ganha muito com a presença de  Fabrício no seu quadro.

O  governador também ressaltou a longa experiência do novo conselheiro, que, apesar de jovem, já conta com reconhecimento nacional. “Quando eu o vejo tão jovem assim já brilhar na carreira, tenho certeza que Goiás terá mais realce. Você vai enaltecer muito o Tribunal de Contas e cada vez mais aprimorá-lo”, afirmou Ronaldo Caiado.

Também participaram da solenidade os conselheiros do TCMGO, Daniel Goulart ( vice-presidente), Francisco José Ramos ( corregedor), Valcenôr Braz e Sérgio Cabral, os  conselheiros – substitutos Vasco Jambo, Irany de Carvalho Júnior  e Maurício Azevedo;  os procuradores do MPC,  José Gustavo Athayde  e  Henrique Pandim;  os conselheiros – substitutos do TCEGO, Marcos Antônio Borges e   Heloisa Helena; os deputados Antônio Gomide, Sebastião Monteiro, Virmondes Cruvinel e Eduardo Prado; o deputado federal Francisco Júnior; os secretários de estado Wilder Morais (Indústria e Comércio), Andréa Vulcanis (Meio Ambiente), Anderson Máximo (Casa Civil), Lívio Luciano ( Chefe do Gab. De Gestão); o vereador Andrey Azeredo, entre outros.

ASCOM TCM-GO