TCMGO lança cartilha para incentivar participação de estudantes na fiscalização dos recursos públicos.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), lançou nesta quinta-feira (5.3), na Escola Municipal São Tomás Babuíno, em Goiânia, a cartilha “Manual Agente Cidadão: TCM de Goiás e Você”, que busca dialogar com crianças e adolescentes sobre a importância da participação de todos os cidadãos na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos.

Com a cartilha, a proposta do tribunal é incentivar a criança e o adolescente a se transformarem em um “Agente Cidadão”. Para que isso ocorra, a parceria com prefeituras, professores, coordenadores, diretores e secretários municipais de Educação é imprescindível. “Como resultado desse esforço conjunto, acredito que o manual contribuirá para despertar uma consciência social e crítica em nossas crianças e adolescentes”, destaca o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro.

O Manual faz parte do “Projeto Agente Cidadão” que tem como meta estimular a formação do público infantojuvenil sobre a necessidade da participação de toda a sociedade no controle das contas públicas. Inicialmente, o TCMGO desenvolverá o projeto em parceira com as secretarias municipais de Educação de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Aragoiânia, Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Nas escolas dessas cidades haverá projetos-pilotos que servirão de base para a ampliação da iniciativa.

Primeira escola – A Escola Municipal Dom Tomás Balduíno foi a primeira unidade escolar a receber o Manual do Agente cidadão. Localizada na Região Oeste de Goiânia, atende 650 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.
Estiveram presentes, o presidente do TCMGO (também presidente do CNPTC), conselheiro Joaquim de Castro, o secretário de Educação e Esporte de Goiânia, professor Marcelo F. da Costa e os conselheiros Francisco Ramos e Valcenôr Braz, conselheiros substitutos Irany Júnior, Flávio Luna e Vasco Jambo.

ASCOM TCMGO