TCMPA entrega relatório sobre a realidade da educação ao Município de Anapu

A secretária de Educação do município do Anapu, Deuzilene Silva, esteve na manhã desta segunda-feira (6) na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) para receber o relatório do programa de auditoria operacional “TCM nas Escolas”. Participaram da reunião o conselheiro corregedor do TCM-PA, Cezar Colares, o coordenador do Núcleo de Auditoria Operacional, Mário Medina, e o servidor Diego Estácio, que explicaram à secretária a metodologia da iniciativa. “Nosso objetivo é contribuir para melhorar a educação do município e acharmos juntos os melhores caminhos para resolver os problemas encontrados”, destacou o conselheiro Cezar Colares, que também participou da fiscalização realizada em Anapu e afirmou que estará presente no monitoramento feito pelo TCM-PA para verificar se os compromissos de melhorias assumidos pela Secretaria Municipal de Educação foram cumpridos.

Deuzilene Silva recebeu o relatório em formato digital e assinou o Termo de Comparecimento. O próximo passo será a elaboração, de responsabilidade do executivo municipal de Anapu, do plano de ação para ser entregue ao Tribunal no prazo de 60 dias. “Para nós de Anapu o relatório é bem-vindo porque é uma visão de fora daqueles que vivem a realidade. Essa visão é passada para gente como orientações e esclarecimentos, porque dentro dessas avaliações vamos montar nosso plano de ação de melhorias nas escolas de Anapu”, afirmou a secretária de Educação.

Segundo dados do relatório “TCM nas Escolas”, foram visitadas cinco escolas municipais de ensino fundamental e analisadas nos quesitos estrutura, alimentação e limpeza, sendo este último item o que teve melhor conceituação na auditoria como regular. Para os itens estrutura e alimentação, o TCM-PA indicou adoção de medidas mais urgentes por parte da Secretaria Municipal de Educação de Anapu para que esses serviços públicos possam funcionar de maneira mais satisfatória.

ASCOM TCMPA