Uma empresa americana vai iniciar, no próximo mês, testes em humanos com anticorpos contra a Covid-19 derivados do plasma de vacas geneticamente modificadas. A informação, divulgada hoje no portal de notícias CNN, está entre os destaques da edição 62 do Boletim Informativo Coronavírus, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
De acordo com a empresa de biotecnologia SAB, os cientistas modificaram geneticamente os animais para fornecer um sistema imunológico parte humano. Dessa forma, as vacas passaram a produzir anticorpos humanos contra o novo coronavírus, que serão transformados em medicamento para atacar o vírus. Os especialistas informaram que o medicamento teria níveis de anticorpos neutralizantes quatro vezes maior do que os anticorpos mais potentes em amostras humanas já estudadas.
A CNN informa, ainda, que pesquisadores britânicos apontaram o distanciamento físico, isolamento e rastreamento de contato como as maneiras mais eficazes de controlar a transmissão da Covid-19. O estudo, publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases, estima que essas práticas podem reduzir as taxas de transmissão em até 64%.
O diário espanhol EL PAÍS repercute alerta de especialistas da Universidade de Granada, que calculam que 20 crianças nas salas de aula na Espanha já resultariam em 808 contatos cruzados em dois dias. Os resultados contradizem a ideia propagada pelo governo espanhol de que o uso de máscaras e a manutenção de distância física mínima não seriam necessários nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, se estabelecido um máximo de 20 alunos por sala, porque se assemelhariam aos contatos realizados entre famílias ou coabitantes.
Notícias sobre a pandemia na China, Coreia do Sul, França, Itália, no Japão e Reino Unido, também estão nessa edição do informativo.
Leia aqui a edição completa