TCU apresenta modelo de prevenção e combate ao assédio

Para orientar os gestores públicos a estruturarem seus sistemas internos de prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai realizar, no dia 5 de maio, às 14h30, o evento on-line “Prevenção e Combate ao Assédio: Práticas e Modelo para Implantação”. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do TCU no YouTube.

No evento, o Tribunal vai apresentar sistema de prevenção e combate ao assédio moral e sexual desenvolvido a partir de conversas com especialistas, estudos e boas práticas adotadas por instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior. O guia é baseado na implementação de quatro mecanismos: institucionalização, prevenção, detecção e correção.

A partir desse modelo, o TCU deve incluir em auditorias futuras a análise do nível de maturidade das organizações da administração pública federal em relação à implementação de iniciativas de prevenção e combate ao assédio, seguindo as determinações do Acordão 456/2022 – Plenário, relatado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.

Com esse modelo, o TCU espera contribuir para um ambiente de trabalho saudável, sustentável e respeitoso entre os colaboradores da Administração Pública Federal.

Clique neste link para se inscrever.

Fonte: TCU