O Tribunal de Contas da União assumiu a presidência do SAI20, composto por instituições superiores de controle dos países do G20, grupo que atua como principal fórum de cooperação econômica internacional. Em reunião no início deste mês, o Brasil apresentou seus planos para liderar o grupo até novembro de 2024, com foco nos temas de financiamento climático, combate à fome e à pobreza.
Durante o encontro, 11 países debateram políticas para impactar positivamente o meio ambiente e as comunidades. O TCU enfatizou a importância da ferramenta global Climate Scanner para avaliar as ações governamentais diante da crise climática. Ela permite apreciar e monitorar ações dos governos em relação aos eventos do clima.
O secretário-geral adjunto de Controle Externo, Junnius Arifa, representou o Tribunal e destacou, no boletim, as expectativas da corte a partir de sua presidência.
As Instituições Superiores de Controle ressaltaram a necessidade de fortalecer medidas contra a pobreza e promover segurança alimentar frente a crises recentes que afetaram indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O TCU planeja elaborar um comunicado com os principais pontos discutidos durante a reunião para apresentar ao G20. A ideia é que o documento contenha os principais pontos avaliados a partir da troca de experiências e perspectivas discutidas no encontro.