O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, encaminhou à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), nesta terça-feira (27), os nomes dos oito auditores de controle externo dos Tribunais de Contas do Distrito Federal, Estados e Municípios selecionados para compor a equipe que irá exercer as atividades no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Confira abaixo:
Segundo o presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, a parceria com o TCU é extremamente profícua para o conjunto dos Tribunais de Contas brasileiros. “Esse projeto, em especial, constitui um dos grandes legados da gestão precedente, ao qual será dada absoluta continuidade, em prol da unidade e da integração do controle externo brasileiro” pontuou.
O conselheiro Cezar Miola, vice-presidente de Relações Político-Institucionais e ex-presidente da entidade, reforçou o agradecimento ao TCU, na pessoa do presidente Bruno Dantas, pela parceria com os outros 32 TCs do país. Também registrou a emoção e o orgulho de se oportunizar às auditoras e aos auditores de controle externo a experiência de auditar os programas, fundos e missões do maior organismo multilateral do mundo, a ONU. “Será um espaço precioso para o aprimoramento e a qualificação dos quadros técnicos, de já elevada excelência das nossas Cortes de Contas, conforme demonstrou a própria seleção realizada”, disse.
O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná, valorizou a eleição do Brasil para compor o grupo de três países responsáveis por auditar as contas da ONU e parabenizou os selecionados. “Esta eleição do Brasil por unanimidade mostra a consolidação do Sistema Tribunais de Contas como um todo, e a divisão desta responsabilidade entre os Tribunais mostra que as Cortes têm capacidade para fornecer mão de obra qualificada para o serviço. Gostaria de parabenizar todos os escolhidos e todos que participaram do processo de seleção, que demonstrou mais uma vez a qualidade dos nossos TCs”, destacou.
A Atricon e o CNPTC irão encaminhar, em breve, um ofício aos Tribunais de Contas respectivos para que firmem o Termo de Adesão que formaliza a participação dos servidores e servidoras selecionados no projeto.