Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCU lança consulta pública sobre participação cidadã no controle das políticas públicas

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu, nesta terça-feria (05), consulta pública para coletar críticas e sugestões para elaboração do texto final do Referencial de Participação Cidadã. O tema é uma das diretrizes da gestão do presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e busca a colaboração dos brasileiros no acompanhamento e no controle das políticas públicas do país.

>> Clique aqui e participe!

O documento é inédito e vai orientar o relacionamento entre as áreas técnicas do Tribunal e o cidadão. Para elaborar a minuta do referencial, foram realizados estudos, entrevistas, pesquisas, inclusive junto a setores da sociedade e da academia.

Qualquer pessoa interessada em contribuir pode acessar o formulário disponível na página do Tribunal e enviar as respostas até o dia 15 de novembro. O resultado pode levar o Tribunal a fazer entregas mais precisas para a sociedade.

A versão final do Referencial de Participação Cidadã, após a avaliação das contribuições recebidas, será lançada no primeiro semestre de 2025.

Interesse da população

A participação cidadã representa importante mecanismo de aproximação entre sociedade e Estado, e busca conferir transparência ao controle institucional realizado pelo TCU, além de aprimoramento da prevenção à corrupção e do combate ao mau uso dos recursos públicos.

O cidadão também pode colaborar com as fiscalizações de obras públicas e com a melhoria da oferta de serviços, como concessão de benefícios, vagas em creches públicas, vacinação ou tarifa cobrada em um aeroporto ou rodovia, entre outros.

Com informações da Secom/TCU

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.