O Tribunal de Contas da União promoveu, na última semana, uma sessão plenária para deliberar exclusivamente processos que tratam dos direitos das pessoas com deficiência. A atividade atende as diretrizes que norteiam a Política de Acessibilidade do TCU e foi organizada em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.
Entre os temas em análise, estiveram as condições de acessibilidade nas instalações e nos serviços prestados pela Administração Pública Federal; e os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos equipamentos com tela sensível ao toque e aplicativos desenvolvidos para uso de cartões de pagamento.
O evento foi presencial e também transmitido no canal do TCU no Youtube. Em ambos os casos, houve legendas em tempo real, além de tradução e interpretação em Libras e linguagem simples. O Plenário demarcou lugares para o assento de pessoas em cadeira de rodas e de pessoas com deficiência auditiva e visual. A ação visou estimular a inclusão em pauta de processos que versem acerca dos direitos e prerrogativas das pessoas com deficiência, bem como incrementar a conscientização da sociedade para o tema.
O supervisor da Política de Acessibilidade da Instituição, Sérgio Caribé, reflete sobre os resultados da sessão na reportagem veiculada na Rádio Justiça. Acesse a íntegra do boletim e saiba mais sobre a iniciativa.