TCU tem a classificação mais alta no Radar Nacional de Transparência Pública

O Tribunal de Contas da União recebeu o selo diamante de qualidade em transparência pública. O índice de transparência ativa alcançado pelo TCU é de 99,19%

O Tribunal de Contas da União (TCU) é Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública no Radar Nacional de Transparência Pública, o maior repositório de informações sobre o tema do Brasil. O índice de transparência ativa do TCU é de 99,19%. O Radar é uma ferramenta desenvolvida a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado entre maio e novembro de 2022 pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com os Tribunais de Contas. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.

Para criar o Radar, a associação e os tribunais analisaram os resultados de uma pesquisa, realizada entre maio e novembro de 2022, que verificou as informações disponibilizadas nos sites oficiais de órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo, do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas. 

O Selo Diamante é concedido aos órgãos que se destacam no quesito transparência e apresentam o maior percentual de critérios atendidos, sendo a mais alta classificação do Radar. Até o momento, das 7.643 entidades avaliadas, 367 possuem o Selo Diamante, 430 receberam o Selo Ouro e 547 o Selo Prata.

PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

A iniciativa faz parte de uma série de ações do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Atricon. As ações do programa são voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público. Além do Levantamento Nacional de Transparência Pública e do Radar da Transparência Pública Nacional, o programa prevê a institucionalização do mês da Transparência Pública Nacional, em novembro. O TCU aderiu ao PNTP em novembro de 2022, com o objetivo de contribuir para a prevenção da corrupção e o fortalecimento da democracia.

Fonte: TCU