TEC-BA: Data Mining é tema da quinta edição do Jornadas Técnicas

A mineração de dados tem se tornado uma área estratégica para a sociedade devido à possibilidade de geração de novos conhecimentos e pelo seu potencial de impacto em áreas. Pensando nisso, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), trará na quinta edição do Jornadas Técnicas, o tema “Mineração de Dados”. A palestra ocorrerá no dia 07 de novembro, às 15 horas, na sala de treinamento do da ECPL, e será ministrada pelo professor Luciano Viera de Araújo.

A palestra visa contribuir para elucidar a cerca das oportunidades e desafios dessa área, e abordará temas como crescimento de volume de dados e a importância da atuação interdisciplinar de profissionais de diversas áreas do conhecimento para utilização desses dados e obtenção de resultados de interesse para a sociedade. Também serão apresentados conceitos de mineração de dados e como eles são utilizados para descoberta de conhecimento e para a criação de sistemas inteligentes voltados para o processamento de grandes volumes de dados. Por fim, serão abordadas formas de contribuir com essa área independentemente da área de atuação ou do nível de conhecimento sobre tecnologia.

Os interessados podem se inscrever clicando no link https://www.tce.ba.gov.br/eventos

Currículo do palestrante

Professor Livre-docente da Universidade de São Paulo, doutor em Bioinformática e mestre em Banco de dados pela USP. Atua no curso de Sistema de Informação, graduação e pós-graduação, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH – USP, com pesquisas na área de Representação de dados complexos e geração de sistemas inteligentes. Coordena grupo de pesquisa interdisciplinar na área de Cidades Inteligentes – Smart cities – com foco em inovação tecnológica e políticas públicas. Recebeu prêmios nacionais e internacionais na área de computação e inovação.

Fonte: https://www.tce.ba.gov.br/#