Todos pela Educação reúne lideranças e prefeitos em evento com apoio da Atricon

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da entidade, Cezar Miola, participaram nesta quinta-feira (5) de um encontro promovido pela organização Todos pela Educação (TPE) em Brasília, destinado a prefeitas e prefeitos. Com o tema “Educação como Prioridade”, o evento reuniu gestores municipais recém-eleitos e reeleitos de capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. A iniciativa contou com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos e da Atricon.

De acordo com a presidente-executiva do TPE, Priscila Cruz, a iniciativa buscou criar um espaço de diálogo e cooperação entre prefeitos e lideranças nacionais. “Nosso objetivo é reafirmar o compromisso com a educação pública de qualidade como elemento essencial para o desenvolvimento do país, garantindo que a pauta educacional tenha destaque nas agendas municipais”, destacou.

Presidente Edilson Silva

Na cerimônia de abertura, Edilson Silva ressaltou que exemplos de redes de ensino bem-sucedidas, como as de Sobral (Ceará) e Oeiras (Piauí), demonstram que há um caminho, uma receita para essas boas práticas. “A capacitação contínua de professores, a valorização salarial e a qualificação dos gestores escolares são elementos fundamentais para alcançar resultados positivos. Também é urgente melhorar a gestão educacional, além de ampliar os recursos disponíveis”, enfatizou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu início aos painéis previstos na programação. “Considero fundamental que os prefeitos, eleitos e reeleitos, assumam a liderança dos processos de educação em seus municípios. Se o prefeito liderar, a comunidade e a sociedade também irão perceber que a educação precisa ser tratada como prioridade”, aconselhou. Camilo Santana também destacou que os gestores públicos precisam ter um olhar atento para a educação infantil, envolvendo outras áreas governamentais, como saúde e assistência social.

Vice-presidente Cesar Miola durante almoço

Durante o almoço com as autoridades presentes no evento, o vice-presidente da Atricon, Cezar Miola, evidenciou que o Brasil, com suas dimensões continentais, enfrenta realidades muito diversas, do Rio Grande do Sul ao Acre. “Escutar as comunidades escolares e considerar diagnósticos locais permite que as ações sejam mais assertivas e adaptadas às necessidades específicas. A gestão eficiente dos orçamentos e das redes, com foco no estudante e na valorização dos professores, além da infraestrutura adequada dos estabelecimentos de ensino e do combate à evasão escolar, são diferenciais que impactam diretamente os resultados na educação básica”, afirmou.

Painéis de debates

O primeiro painel do encontro, intitulado “Prioridade que dá resultado: prefeitos que fizeram acontecer na educação”, contou com a participação de Gilberto Kassab (ex-prefeito de São Paulo), que relatou a experiência que levou a capital paulista a praticamente “zerar a fila” para as creches, além de ressaltar a importância da transparência nos processos relacionados a essa política pública.

Na sequência, Cinthia Ribeiro (Palmas) e Ivo Gomes (Sobral) debateram as boas experiências desenvolvidas em suas gestões.

O segundo painel discutiu os desafios e soluções para a educação municipal, trazendo reflexões de Adriano Silva (Joinville), Bruno Reis (Salvador), João Campos (Recife) e Lorenzo Pazolini (Vitória).

Após as apresentações, houve uma rodada de comentários com Veveu Arruda (ex-prefeito de Sobral), além de contribuições dos prefeitos presentes.

Encerrando a programação, governadores estaduais participaram de um painel sobre boas práticas e experiências exitosas em educação. Rafael Fonteles (Piauí), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ronaldo Caiado (Goiás) compartilharam iniciativas implementadas em seus estados.