Os Tribunais de Contas do Brasil realizam até o final deste mês uma série de treinamentos sobre o Programa Nacional de Transparência Pública, que em 2023 está em seu segundo ciclo de desenvolvimento. O objetivo é explicar a metodologia de análise dos portais públicos, compartilhar a cartilha que foi feita pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e passar outros detalhes, como diretrizes gerais e o cronograma de avaliação.
O presidente da Atricon, Cezar Miola, fala sobre as expectativas do PNTP para este ano no boletim veiculado na Rádio Justiça. Os treinamentos são direcionados aos controladores internos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes dos Ministérios Públicos e das Defensorias Públicas de todo o país.
O Programa Nacional de Transparência Pública conta com a participação de todos os órgãos de controle externo do Brasil. A iniciativa é promovida pela Atricon com os Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e da União, com apoio do Instituto Rui Barbosa, da Abracom, CNPTC e Conaci.