O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e o Tribunal de Contas da União (TCU) foram convidados a participar da Revisão da Política de Aquisições – Reunião de Consultas – junto ao Banco Mundial (Bird), a ser realizada a partir das 9 horas desta sexta-feira (21/9), no escritório do Banco, em Brasília (DF). O objetivo do encontro é analisar as melhores práticas, realizar um exercício abrangente de apuração de fatos e permitir tempo para consultas extensas com os interessados. De acordo com o Especialista em Aquisições do Bird, Danilo Carvalho, o TCE-CE e o TCU foram os únicos tribunais de contas do país a serem convidados à operação de consulta.
O evento será aberto pelo coordenador Geral de Operações para o Brasil do Banco Mundial, Boris Utria. A Corte de Contas cearense será representada pelos analistas de Controle Externo, José Alexsandre Fonseca da Silva e Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior, respectivamente coordenador e subcoordenador da Comissão Especial de Auditoria Operações de Crédito Externas. Aos dois servidores foi entregue um material para leitura, a ser realizada antes da consolidação da reunião. A expectativa é de que sejam dadas contribuições e expostas as experiências que o TCE vive em procedimentos e aquisições realizadas nas auditorias, financeiras e/ou operacionais.
José Alexsandre da Silva se prepara para a viagem com boas expectativas do que está por vir. “A vantagem do Tribunal é que ele foi capaz de provar que tem conhecimento e competência em auditorias. O Banco reconheceu o trabalho de relevância que é feito aqui e essa experiência deve dar aos consultores o feedback de que precisam”, diz o analista, que complementa: “Não é da noite para o dia que se estabelece a excelência, mas estamos aqui para provar que o caminho traçado é correto.” Para Manuel Rodrigues, “o envolvimento do Tribunal com a Operação SWAp II fez com que o Banco tentasse trazer para mais perto as práticas regionais”. Rodrigues acredita que a escolha do Bird em convidar o TCE-CE demonstra que o Ceará tem bom conhecimento em auditorias e operações de crédito.
A consulta está alinhada a uma agenda de modernização do Banco Mundial (Bird) e à reforma de empréstimos de investimentos. Snezana Mitrovic, Diretora Regional de Aquisições do Bird no Brasil, estará presente à reunião para buscar o feedback de pessoas, grupos e parceiros sobre os desafios a serem abordados e também para colher opiniões sobre como modificar áreas principais das atuais políticas de aquisições do Banco. O resultado deste primeiro encontro servirá para desenvolver a proposta de uma estrutura de política e princípios adotados pelo Banco. A revisão será feita em duas etapas e deverá ser concluída em dois anos.