Última plenária do Comunica terá lançamento de e-book com tendências de comunicação dos TCs e apresentação da “Central 1746”

A última plenária do Projeto Comunica Atricon 2025 abordará as tendências de relacionamento com o cidadão, com a apresentação da experiência “Central 1746”, plataforma da Prefeitura do Rio de Janeiro que unifica os serviços prestados à população. O encontro online ocorrerá no dia 18 de dezembro, às 10h30, com a participação de membros e servidores das áreas de comunicação e ouvidoria dos Tribunais de Contas.

A experiência será apresentada pela coordenadora de Relacionamento com o Cidadão do Rio de Janeiro, Gabriela Gervason, e pelo ouvidor do Executivo municipal, Samir de Menezes Costa. O link para acesso à plenária será disponibilizado nos próximos dias.

Na ocasião, será lançado o e-book “Comunicação Estratégica para Tribunais de Contas – Aprendizados do Projeto Comunica Atricon”. A publicação reúne as principais ações desenvolvidas pelos órgãos de controle, um checklist para execução de práticas de comunicação e os trabalhos reconhecidos no Prêmio Comunica.

A iniciativa, promovida pela Atricon e executada pela FSB Comunicação, tem o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio do Comitê Técnico das Ouvidorias e Corregedorias do Instituto Rui Barbosa. O projeto, iniciado em 2024, visa fortalecer a comunicação pública como ferramenta de transparência, escuta e controle social.

A edição de 2025 trouxe a participação das ouvidorias dos órgãos de controle externo e a criação do Prêmio Comunica, cujos resultados foram divulgados no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. Ao longo do ano, o projeto incluiu mentorias com especialistas, encontros online para troca de experiências e produção de conteúdos estratégicos para apoiar o trabalho das equipes de comunicação e ouvidoria em todo o país.

O Comunica realizou 9 plenárias temáticas, 18 mentorias individualizadas e mais de 25 encontros oficiais, disponibilizou mais de 30 materiais na Biblioteca Comunica 2, recebeu 47 inscrições no Prêmio Comunica e contou com a participação de Tribunais de Contas de todas as regiões, reunindo aproximadamente 100 profissionais ao longo do ciclo.