Presidente da Atricon participa no Peru da Assembleia Geral da Olacefs

O presidente do TCE-PE e da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, encontra-se na cidade do Cusco, no Peru, participando da XXIV Assembleia Geral da Olacefs (Organização Latino Americana e do Caribe das Entidades Fiscalizadoras Superiores).  O evento foi aberto nesta terça-feira (25) pelo presidente do TCU e da Olacefs,  ministro Augusto Nardes e contou com a presença do presidente da República Peruana, Ollanta Humala.

A convite do ministro Nardes, Pascoal coordenou hoje uma mesa redonda sobre “Governança e luta contra a corrupção”.

Da mesa redonda de hoje participaram nove conselheiros do Brasil: Carlos Ranna (TCE-ES), 2º vice-presidente da Atricon, Wanderley Geraldo de Ávilla (TCE-MG), Inaldo Araújo da Paixão Santos (TCE-BA), Artagão de Matos Leão (TCE-PR), José Wagner Praxedes (TCE-TO), Cipriano Sabino (TCE-PA), Valdomiro Távora de Castro Júnior (TCE-CE), Anilceia Luíza Machado (TC-DF) e Paulo Roberto Chaves Alves (TCE-RN).

Também participam do evento como representantes do Tribunal de Contas de Pernambuco os conselheiros Carlos Porto e Teresa Duere.

TEMÁTICA – Quatro questões selecionadas pela Olacefs nortearam os debates da mesa redonda de hoje coordenada por Pascoal: a) O diálogo da Instituição de Controle com outras instituições responsáveis pelo combate à corrupção; b) Se esse diálogo tem sido frutífero; c) Se a  parceria deve ser fomentada no Brasil; d) Se têm sido realizadas ações conjuntas.

Antes do discurso de Augusto Nardes, o controlador geral da República do Peru, Fuad Khoury Zarzar, deu as boas vindas aos participantes.

Seguiu-se o primeiro painel sobre “Governança e luta contra a corrupção” com participação dos seguintes expositores: Julio Bacio (OCDE), Manoel Vargas (Banco Mundial), Carlos Santiso (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Anga Tilmisina (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

PROGRAMA – Após a mesa redonda coordenada pelo presidente da Atricon, foi apresentado pelos palestrantes José de la Mata e Pedro Flores o programa regional de cooperação técnica da Comissão Europeia para a promoção da coesão social na América Latina (Eurosocial) e a Rede Latinoamericana e do Caribe de combate à corrupção (experiências, estrutura e funcionamento das redes de instituições da América Latina).

A Assembleia terá prosseguimento nesta quarta-feira (26) com uma vasta programação que inclui palestras e mesas redondas sobre Controle Fiscal e Controle Interno, Programa 3i da Intosai, Marco da medição do desempenho das Entidades Fiscalizadoras Superiores e Painel sobre as Auditorias Coordenadas.

Entre às 16h30 e 17h será discutida a redação da “Declaração de Cusco”.

A programação se estenderá até a próxima quinta-feira (28), ficando a sexta (29) reservada para atividades culturais.