VI Encontro dos TCs alcança recorde

VI Encontro dos Tribunais de Contas bete recorde de participantes

É com imensa alegria que Florianópolis sedia, a partir de hoje, o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. Cabe ressaltar que teremos o maior número de participantes da história do evento, com 802 inscritos.

Para esta edição, procuramos mudar um pouco o modelo dos encontros anteriores, que se constituíam, basicamente, em showcases de boas práticas. Para a edição 2018, seguindo orientação do presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, foram compilados temas de interesse político-institucional e científico para serem inseridos dentro dos eixos temáticos: Inovação, Integração, Prevenção e Eficiência. Teremos, ao todo, 50 horas de conteúdo e contaremos com 23 palestrantes, debatedores e painelistas, em apenas três dias de evento.

Tenho uma crença pessoal de que o futuro dos Tribunais de Contas depende de inovação, do uso de tecnologia da informação para maximizar os recursos humanos. Esta premissa, se bem empregada, leva à prevenção, trazendo o máximo de eficiência para o Controle Externo.

A integração também é fundamental para o futuro das Cortes de Contas, já uma realidade graças ao trabalho realizado pela Atricon, mas que pode avançar ainda mais, congregando todo o sistema de controle externo nacional para uma atuação uniforme, que também se reflita em maior efetividade.

Mas há que se destacar: a prevenção não significa ausência de rigidez. O Tribunal de Contas é um órgão de fiscalização e não podemos perder este foco. Devemos ser rigorosos com o mau uso do dinheiro público, principalmente com os desvios e desfalques, mas, sempre que possível, prevenir e orientar.

Neste VI Encontro, além de alguns dos mais renomados profissionais nas áreas de gestão, e Direito, também contaremos com palestras de jornalistas e psicólogo. Entre eles, Ricardo Noblat, da Veja, que fará a conferência de abertura. Amanhã termos uma intensa programação, destacando-se Márcio Pugliese (PUC/SP), o psicólogo Rossandro Klinjey, e o advogado e professor Ronaldo Lemos. Por fim, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ). O encerramento do encontro será na sexta-feira com as palestras do ministro do STJ, Jorge Mussi, e do senador eleito Esperidião Amin. Trabalhamos intensamente nos últimos meses para a organização deste evento. Chegou a hora!

Luiz Eduardo Cherem, presidente do TCE-SC