VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

Começa nesta quarta-feira (28/11), às 18 horas, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VI ENTC). Organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), o evento contará com a participação de mais de 800 inscritos, de todo o país, e terá por tema “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”.

Entre os palestrantes confirmados estão o Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, o Deputado Federal e Senador eleito por Santa Catarina Esperidião Amin, e o também catarinense Jorge Mussi, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A conferência de abertura, às 18h30, será do jornalista Ricardo Noblat, bloguista do portal da revista Veja, que vai abordar “O Momento Político Brasileiro e os Órgãos de Fiscalização”.

Outro destaque da programação é Ronaldo Lemos, colunista da Folha de S. Paulo, advogado, professor, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e um dos principais criadores do Marco Civil da Internet, lei que regula a internet brasileira, protegendo direitos civis, privacidade e a neutralidade da rede, que virou referência internacional. Lemos fará uma abordagem do panorama geral da tecnologia nos dias de hoje e seu impacto em diferentes áreas, em especial na administração pública, as tendências presentes e futuras, como Internet das Coisas e Blochchain, o desafio do GovTech (uso da tecnologia no âmbito governamental) e a transformação dos serviços públicos em plataformas tecnológicas.

Ao todo são 9 palestrantes e 12 painelistas. Além da programação técnica e científica, haverá uma série de atividades paralelas, reunindo técnicos de cada uma das respectivas áreas dos 34 tribunais de contas: entre eles o encontro da Rede de Comunicação, das unidades de Informações Estratégicas, das Escolas de Contas, das Assessorias Militares, do controle externo na Educação, além da feira de tecnologia e inovação (TI). A programação completa pode ser conferida no site do VI Encontro dos Tribunais de Contas.

O VI Encontro Nacional tem o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

ACOM TCE-SC