A vice-presidência executiva da Atricon, liderada pelo conselheiro Joaquim de Castro (TCM-GO), está à frente de sete projetos que constam no plano de gestão 2024-2025 da entidade. São eles: Rede de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex), Rede de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), Portal de Projetos da Atricon, Atuação técnico-profissional, Diálogo com a sociedade, Comunicação dos Tribunais de Contas (TCs) e Governança e Gestão dos TCs. A auditora do TCM-GO, Priscila Borges, atua como enlace da vice-presidência executiva, e empenha o papel de facilitar a comunicação entre os diferentes participantes dos projetos.
>>Acesse a íntegra do plano aqui.
Para o vice-presidente executivo, Joaquim de Castro, a criação das Rede Seconex e STI exemplifica o compromisso com a inovação tecnológica e a colaboração entre os tribunais. Além disso, ele acredita que o foco no aprimoramento da comunicação e o diálogo com a sociedade, torna as atividades mais acessíveis e compreensíveis ao público. “Nossa meta é garantir que os Tribunais de Contas (TCs) acompanhem as evoluções tecnológicas e utilizem também as melhores práticas de governança e gestão, ” disse.
A “Rede Seconex” reúne os secretários-gerais de Controle Externo dos TCs e atua como instância propositiva, colaborativa e consultiva da Atricon e do Instituto Rui Barbosa (IRB). A criação e o funcionamento da Rede Seconex, que já teve sua primeira reunião presencial em Recife (PE) no dia 1º de agosto, fortalece a colaboração e a troca de experiências, melhorando a eficiência e a eficácia das ações.
Outro destaque é a “Rede STI”, que incentiva a integração das lideranças das áreas técnicas e de Tecnologia da Informação. Seu funcionamento promove a inovação tecnológica e a modernização dos processos internos, e garante o acompanhamento das evoluções tecnológicas e sua utilização na fiscalização e controle externo.
A “Comunicação dos TCs” adota diretrizes de comunicação social da Atricon pelos tribunais. A iniciativa prevê a execução de pautas de apelo nacional, a busca de espaços na imprensa e a realização do Congresso Nacional de Comunicação.
Já o “Diálogo com a Sociedade”, aprimora os canais de comunicação com a população, a ampliação do uso das redes sociais e do rádio, além da produção de podcasts. O objetivo é tornar as atividades mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral, reforçando a transparência e a prestação de contas.
A criação do “Portal de Projetos da Atricon” aprimora a transparência e a comunicação institucional. O espaço centralizará a divulgação das informações de todos os projetos e atividades estratégicas, facilitando o acesso dos membros e da sociedade às informações relevantes e atualizadas.
Outros projetos importantes são o de “Governança e Gestão dos TCs” e a “Atuação-técnico profissional”. O primeiro tem como objetivo induzir a governança e a transparência, incentivando a adoção de boas práticas de gestão. Já o segundo assegura as condições de atuação profissional do corpo técnico dos tribunais.