Representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na abertura do maior evento das Cortes de Contas da América do Sul, neste domingo (8), o vice-presidente Executivo da entidade e conselheiro do estado de Rondônia, Edilson de Sousa Silva, destacou a grandeza das Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil 2023 – OTC Pantanal, sediadas em Cuiabá-MT, e chamou a atenção para papel transformação social exercido por todos os presentes.
“Nessa atmosfera olímpica de congraçamento, reunimos mais de 1,2 mil transformadores da realidade da nossa população. Auditores e auditoras, conselheiros e conselheiras, gestores desse estado e dos estados que representamos, somos todos agentes públicos garantidores da realização de efetivas políticas públicas de qualidade”, salientou o vice-presidente executivo da Atricon.
Na ocasião, o conselheiro também ressaltou o número recorde de inscritos desta edição, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Associação Nacional Olímpica dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc).
“Sou tomado de profunda emoção porque os números são grandiosos. Já somos todos, sem exceção, vencedores, aqui não tem vencidos. Estamos aqui dando uma demonstração de união e celebração. Que o espírito olímpico possa prevalecer nas disputas. Estamos competindo para o bem de todos e para termos maior entrelaçamento, voltando para nossos estados com a satisfação de competir”, declarou.
A competição, que se estende até 15 de outubro, conta com mais de 20 modalidades coletivas e individuais, e marca o início das comemorações dos 70 anos de história do TCE-MT, celebrado em 31 de outubro.
Aproveitando a presença de mais de mil servidores dos tribunais de contas de todo o país em Cuiabá, nesta quarta-feira (11) será realizado o VI Congresso de Governança e Controle Externo, fruto de parceria entre a Atricon, o TCE-MT, a Anostc e a Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc).
A capacitação, que busca difundir sistemas modernos de governança e fornecer ferramentas eficazes para o controle externo de gastos públicos, será a partir das 19h no auditório da Escola Superior de Contas Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).
Fonte: TCE-MT.