Conselheiro defende maior transparência e melhoria dos índices na gestão pública

195353O conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Waldir Neves defendeu na sexta-feira (26/06), durante o Encontro “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, realizado em Aquidauana que reúne prefeitos, vereadores, secretários, servidores e técnicos dos 12 municípios da Região do Pantanal, totalizando 320 participantes, “maior transparência na aplicabilidade dos recursos por parte dos gestores como forma de elevar os índices de desenvolvimento, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico)”, entre outros.
Para o presidente do TCE-MS, “a maior satisfação dos conselheiros do Tribunal é a de quando julgamos as contas, identificamos um resultado positivo nesses índices que resultem em benefícios as pessoas, ao cidadão que clama por melhorias nos serviços que prestamos”. Segundo Waldir Neves é nesse sentido que a gestão compartilhada implementada por ele e o corpo deliberativo está trabalhando.
“Hoje, temos um colegiado eclético, formado por conselheiros que vieram da atividade política, técnica com grande conhecimento da administração pública”, citando como exemplo ele próprio, a conselheira Marisa Serrano, os conselheiros Iran Coelho, Ronaldo Chadid, Osmar Jeronymo, Jerson Domingos e os conselheiros substitutos (Auditores), aprovados no concurso de 2013. “Todos tem conhecimento que somados e compartilhados, tem contribuído para implementarmos ações com objetivos específicos de melhoria na prestação de nossos serviços, e que em breve, através de projetos em andamento, irá resultar também em parcerias com nossos jurisdicionados”, afirmou Waldir Neves destacando que em breve estará lançando um sistema que vai possibilitar acompanhar os gastos e serviços na área da saúde, denominado “De olho na Saúde”.
Prefeito – Falando em nome dos prefeitos da Região do Pantanal, José Henrique Gonçalves Trindade (Aquidauana) elogiou a nova postura e gestão do Tribunal de Contas, destacando que “desde 1988, quando iniciei na vida pública, quer seja como prefeito, vice ou servidor, essa é a primeira vez que recebemos os conselheiros do Tribunal de Contas em nosso município”. Para ele, a possibilidade em tirar dúvidas pessoalmente através das oficinas oferecidas aos técnicos, secretários e vereadores vai contribuir de forma positiva, já que o objetivo de todos é o de errar cada vez menos. “Ao invés de apenas punir, hoje temos um Tribunal que orienta e que é parceiro. Ainda mais neste momento em que todos sofrem com a queda na arrecadação, e são obrigados a manter os serviços a população”, frisou.