Workshop sobre o Sistema de Quantificação de Benefícios do TCMRio reúne mais de 80 pessoas

O Workshop online para apresentação do Sistema de Quantificação de Benefícios do Controle Externo (SQB) reuniu, nesta quarta-feira (02), mais de 80 representantes de diversos Tribunais de Contas de todo o Brasil. A iniciativa é parte de acordo firmado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), que prevê a cessão gratuita do sistema, com seu código-fonte e direito de uso, para os tribunais que aderirem ao acordo.

Durante a abertura do evento, o secretário de Tecnologia da Informação do TCMRio, Carlos Fernando das Chagas, fez um resgate do histórico da quantificação de benefícios no âmbito do controle externo. Ele explicou que o sistema foi concebido como uma resposta técnica e institucional à necessidade de mensurar e demonstrar, com evidências, o retorno à sociedade das ações dos Tribunais de Contas. “Desenvolvemos uma solução para registrar e sistematizar os benefícios gerados pelo controle externo”, disse. “Ao compartilhá-la com outros tribunais, buscamos promover uma visão nacional unificada que evidencie o retorno que os Tribunais de Contas proporcionam à sociedade”, afirmou, destacando que a integração do sistema com painéis gerenciais em Power BI contribui para a análise de dados e transparência institucional.

Em seguida, o coordenador de Soluções para Controle Externo, Leonardo Nunez de Miranda Reis, apresentou a arquitetura técnica do sistema, detalhando suas funcionalidades principais e o processo de instalação local para desenvolvedores. “Nosso objetivo é fornecer um ambiente funcional, em que os desenvolvedores consigam rodar o sistema com facilidade e possam, a partir disso, iniciar a customização conforme a realidade de seus tribunais”, explicou. Miranda também demonstrou as ferramentas que auxiliam o controle de qualidade dos dados e a rastreabilidade dos benefícios registrados, além das possibilidades de integração com outros sistemas processuais.

Por fim, o subcoordenador de Sistemas Corporativos e Portais, Paulo Fernando Gonçalves Pires, demonstrou passo a passo como baixar o código do sistema, preparar os bancos de dados e executar a aplicação localmente. Ele destacou as adaptações realizadas para o isolamento do código e das bases e alertou sobre pontos que ainda podem ser aprimorados pelos tribunais que receberem o sistema. “Nosso foco foi entregar uma base funcional, com scripts limpos e documentação clara, para que os desenvolvedores consigam iniciar rapidamente os testes e as adaptações necessárias”, ressaltou.

Ao final do evento, foi anunciada a realização de novos encontros técnicos, que serão promovidos pelo TCMRio com o objetivo de apoiar os tribunais que aderirem ao Acordo de Cooperação Técnica 35/2024 na implantação e evolução do Sistema de Quantificação de Benefícios. Esses encontros serão espaços importantes para troca de experiências, alinhamento técnico e desenvolvimento colaborativo da ferramenta.

Com informações do TCMRio