XIX Ciclo do TCE/SC recebe 230 participantes na etapa de São Miguel do Oeste

Promover boas práticas, aperfeiçoar a gestão e aproximar ainda mais quem fiscaliza de quem aplica o dinheiro público. Com este objetivo, o Tribunal de Contas de Santa Catarina reuniu, nesta segunda-feira (1/7), 230 pessoas, no campus da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de São Miguel do Oeste, na segunda etapa do 19º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, que contou com servidores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e conselheiros municipais de 36 municípios integrantes das Associações de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e de Entre Rios (Amerios).

A programação que começou na semana passada, em Florianópolis, percorrerá ainda outras sete cidades: Chapecó (2/7), Videira (4/7), Jaraguá do Sul (9/7), Itajaí (10/7), Rio do Sul (16/7), Lages (17/7) e Criciúma (23/7). “Oferecer orientação técnica aos jurisdicionados é parte da nossa missão institucional, o que contribui para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos e a melhoria dos serviços prestados ao cidadão”, ressaltou o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Os conselheiros José Nei Ascari, supervisor do Instituto de Contas, e Herneus De Nadal, vice-presidente do TCE/SC, percorreram as três salas para dar as boas-vindas e destacar o papel pedagógico da Corte de Contas. “Com este compartilhamento de boas práticas, melhoramos a aplicação do dinheiro público e os serviços oferecidos à sociedade”, destacou Ascari ao falar para os participantes da sala de Licitações e Contratos. O conselheiro Herneus ressaltou para o público da oficina de Políticas Públicas “a importância dos resultados que a gestão produz para população ao implementar serviços de qualidade”.  O vice-prefeito de São Miguel do Oeste e representante da Ameosc, Alfredo Spier, o prefeito de Saudades e presidente da Amerios, Daniel Kothe, e o vice-reitor da Unoesc, Vitor Carlos D’Agostini, acompanharam os conselheiros do TCE/SC para saudar os participantes da 19ª edição do Ciclo de Estudos.

Entres as novidades da programação deste ano, está a apresentação para o público da sala do Controle Interno do Sistema de Gestão de Trilhas de Auditorias (SGTA), ferramenta que permite o monitoramento e controle dos gastos governamentais, disponibilizada em ambiente web. Outra inovação do Ciclo de Estudos é a sala destinada ao tema “Políticas Públicas”. O foco da oficina “Avaliação de Políticas Públicas em Saúde e em Educação” será os itens a serem observados na elaboração das políticas públicas, no monitoramento dos indicadores e na avaliação das metas estabelecidas.

Todas as abordagens terão apoio de um livro-texto, que está disponibilizado apenas na versão eletrônica no Portal da Corte de Contas (www.tce.sc.gov.br), no link Publicações/Ciclos de Estudos. Com a organização do Instituto de Contas do TCE/SC (Icon), o evento tem a parceria das associações de municípios do Estado e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

Serviço:

O quê: XIX Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal.

Quando: de 25 de junho a 23 de julho.

Público-alvo: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, servidores municipais dos setores de recursos humanos/gestão de pessoas e de licitações e contratos, e conselheiros municipais.

Municípios-sede: Florianópolis (25/6), São Miguel do Oeste (1/7), Chapecó (2/7), Videira (4/7), Jaraguá do Sul (9/7), Itajaí (10/7), Rio do Sul (16/7), Lages (17/7) e Criciúma (23/7).

Inscrições e programação: Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br).

Mais informações: e-mail apoioicon@tce.sc.gov.br/ (48) 3221-3794 e (48) 3221-3890, do Icon.


Este conteúdo está disponível em: http://www.tce.sc.gov.br/intranet-acom-icon-ouvidoria-biblioteca/noticia/48704/xix-ciclo-do-tcesc-recebe-230-participantes-na