Dia Internacional de Combate à Corrupção terá lançamento de portal de capacitações para fortalecimento da cidadania

Ação faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e reunirá cursos gratuitos para maior controle social

Brasília – Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, o Instituto Rui Barbosa, em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), lança esta semana o Portal IRB Conhecimento – Capacitações para o Fortalecimento da Cidadania, acessível aqui (https://irbcontas.org.br/irb-conhecimento/)

Inicialmente criada para divulgar de forma sistematizada as capacitações realizadas pelas Escolas de Contas de todo o país, a plataforma agora reúne diversos cursos virtuais gratuitos, de diferentes instituições, voltados ao pleno exercício da democracia e ao aprimoramento do controle social, tanto para servidores de diferentes órgãos públicos, quanto para a sociedade em geral.

Como explica Gustavo Andrioli, secretário do Tribunal de Contas da União no Estado do Paraná, que integra a ENCCLA, “o controle social consiste na participação da sociedade na administração pública, na definição de diretrizes, na avaliação da conduta dos agentes públicos, na gestão das políticas públicas, ou seja, em tudo aquilo que direta ou indiretamente afeta o interesse público e por consequência o bem-estar comum”.

O portal de capacitações IRB-Conhecimento permitirá rápido acesso às ações de educação promovidas pelas instituições conveniadas, além das escolas de contas, e que podem ser consultadas por categorias temáticas, como políticas públicas, gestão pública, orçamento e finanças, auditoria e controle, ética e cidadania, entre outros assuntos, ou por entidade educadora.

Para Ana Cristina Desirée Tostes Ribeiro, procuradora do Ministério Público do Trabalho, que também integra a ENCCLA, “além de gerar economia para a Administração Pública, evitando a duplicidade de cursos com uma mesma temática e público-alvo, a Ação 10/2020 da ENCCLA vai contribuir para a formação dos servidores públicos e dos cidadãos em diversas áreas, inclusive governança, integridade e controle, o que acaba por funcionar também como um mecanismo de prevenção da corrupção”, destaca.

A iniciativa definida como “Ação-10/2020 da ENCCLA”, foi aprovada na XVII Reunião Plenária da ENCCLA, realizada em novembro de 2019, e é fruto de propostas da Sociedade Civil.

Mas, afinal, o que é a ENCCLA?

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, instituída em 2003, é a principal rede de articulação para o arranjo, discussões e formulação de políticas públicas voltadas à prevenção e combate dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Atualmente, a ENCCLA é formada por mais de 90 (noventa) entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministérios Públicos e associações que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, as quais são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da ENCCLA. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições.

Fonte: Assessoria ENCCLA