TCE-PB: Plataforma para monitorar ODS é apresentada ao Tribunal

Auditores do controle externo e técnicos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba conheceram na manhã desta segunda-feira (11), uma plataforma construída pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba.

A Plataforma ODS-PB foi demonstrada no auditório João Agripino Filho do TCE-PB. A organização do evento foi coordenada pela UFPB e pelo deputado Buba germano (PSB), pesquisador e presidente da comissão de Ciência e Tecnologia da ALPB, e autor da propositura da emenda impositiva que destinou a verba para a criação da plataforma.

O Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Catão, na abertura do evento, disse que considera importante o TCE conhecer as diversas funcionalidades da plataforma que permite o acesso a informações para o planejamento estratégico de gestão, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios.

A plataforma possibilita o monitoramento do desempenho dos municípios no alcance de cada um dos ODS, demonstrando, por exemplo, a taxa de pessoas em situação de extrema pobreza, gastos públicos com assistência social, cidadania e habitação, taxa de mortalidade em crianças, dentre outros.

Para o professor Aléssio Almeida, integrante do LEMA e coordenador do projeto de Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Paraíba, é importante que todo o TCE-PB conheça a plataforma e as funcionalidades.

Sobre a plataforma – A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da UFPB e contou com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq). Ela está disponível para acesso público em site próprio.

Composta por mais de 30 indicadores, a plataforma monitora e avalia condições sociais, econômicas e ambientais dos municípios paraibanos. Os indicadores são baseados nos ODS, divididos em quatro temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, sustentabilidade ambiental e capacidades institucionais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram traçados pela Organização das Nações Unidas em 2015, contendo 17 objetivos propostos num esforço conjunto de países e organizações para assegurar direitos humanos, redução da pobreza e da fome, oferta de educação de qualidade e proteção do meio ambiente e do planeta até 2030.

Fonte: TCE-PB